Ângulo e sua significação da dramaticidade de cada cena
Da mesma forma que podemos afirmar que o plano é uma emulação do olhar, a angulação de câmera assume, dentro de uma narrativa, a ideia de simular a posição do corpo humano em relação a um objeto ou personagem. Ela adiciona uma significação psicológica sempre que a história precisar.
O ângulo mais comum (tão comum que não recebe uma nomenclatura específica), é criado com a câmera na altura dos olhos do personagem, onde ela não apresenta nenhuma dramaticidade especial. Essa posição trás equilíbrio à história e coloca personagem e espectador no mesmo patamar de entendimento e poder. Agora, se trabalharmos com a câmera em ângulos diferentes a esse padrão (com a câmera alta ou baixa), podemos dar ênfase a um objeto ou personagem.
Plongée
O plongée, é a posição que a câmera adota quando filma um objeto ou personagem de cima para baixo (como nos fotogramas extraídos da série “House of Cards”). A intenção aqui é demonstrar a superioridade do observador e a falta de “poder” ou importância do personagem que vemos na tela (em relação ao público que assiste e também em relação aos outros personagens da narrativa).
Contra-Plongée
Câmera Inclinada
A intenção da câmera inclinada é a de trabalhar o desequilíbrio não só da cena, mas também do personagem (um desequilíbrio moral ou psicológico, por exemplo) pois causa uma certa inquietação no público e passa uma sensação de desordem além do valor estético.
Comments