top of page

5 Etapas do Design Thinking

Você já pensou como pessoas diferentes, com vivências e experiências diferentes, podem resolver o mesmo problema? Pois é, nesse post veremos como o Design Thinking encontra soluções em diversas áreas diferentes de conhecimentos. Vamos lá?

foto panorâmica de uma mesa de escritório com livros, postites, caderno de anotações, notebook e uma xícara de café; na foto aparece as mãos de uma mulher e de dois homens realizado suas atividades profissionais; a foto remete o interlocutor a se conectar com a proposta de design thinking, onde duas ou mais pessoas distintas buscam solucionar um mesmo problema.

O Design Thinking pode ser considerado uma proposta de design com o objetivo de integrar as necessidades das pessoas às oportunidades tecnológicas.



ETAPA 1 — IMERSÃO E INSIGHTS

Mudar nosso ponto de vista em relação às coisas pode ser muito mais comum que imaginamos. Por isso, nessa primeira etapa, é onde nos deparamos com a necessidade de entendermos o problema e, principalmente, como as pessoas se deparam com um determinado problema.

Quando trabalhamos em equipe, encontramos pessoas e profissionais com visões de mundo distintas das nossas e precisamos compreender o ponto de vista e a perspectiva de cada um, além de sabermos comunicar o nosso.

A empatia entra nessa etapa com a capacidade e a competência de compreensão emocional do outro. Para que isso aconteça com fluidez, devemos realizar pesquisas, entrevistas e análises preliminares. Tudo aquilo que nos causa desconforto deverá ser levado como um novo aprendizado. Não existe um manual para problemas complexos, por isso a necessidade de criar equipes multidisciplinares para a solução de cada problema.

ETAPA 2 — ANÁLISE OU INTERPRETAÇÃO

ETAPA 3 — IDEAÇÃO OU MAPA MENTAL

ETAPA 4 — PROTOTIPAGEM E EXPERIMENTAÇÃO

ETAPA 5 — EVOLUÇÃO


No mundo dos negócios nos deparamos comumente com pessoas pragmáticas, lógicas, racionais e sistemáticas. Já no mundo do design, nos deparamos com pessoas mais humanistas, criativas, sistêmicas, imaginativas e abertas à experimentações. O Design Thinking cria um conjunto de comunicações entre esses dois tipos de pessoas conduzindo-as a criarem uma solução.

Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page