5 Etapas do Design Thinking
Você já pensou como pessoas diferentes, com vivências e experiências diferentes, podem resolver o mesmo problema? Pois é, nesse post veremos como o Design Thinking encontra soluções em diversas áreas diferentes de conhecimentos. Vamos lá?
O Design Thinking pode ser considerado uma proposta de design com o objetivo de integrar as necessidades das pessoas às oportunidades tecnológicas.
ETAPA 1 — IMERSÃO E INSIGHTS
Mudar nosso ponto de vista em relação às coisas pode ser muito mais comum que imaginamos. Por isso, nessa primeira etapa, é onde nos deparamos com a necessidade de entendermos o problema e, principalmente, como as pessoas se deparam com um determinado problema.
Quando trabalhamos em equipe, encontramos pessoas e profissionais com visões de mundo distintas das nossas e precisamos compreender o ponto de vista e a perspectiva de cada um, além de sabermos comunicar o nosso.
A empatia entra nessa etapa com a capacidade e a competência de compreensão emocional do outro. Para que isso aconteça com fluidez, devemos realizar pesquisas, entrevistas e análises preliminares. Tudo aquilo que nos causa desconforto deverá ser levado como um novo aprendizado. Não existe um manual para problemas complexos, por isso a necessidade de criar equipes multidisciplinares para a solução de cada problema.
ETAPA 2 — ANÁLISE OU INTERPRETAÇÃO
ETAPA 3 — IDEAÇÃO OU MAPA MENTAL
ETAPA 4 — PROTOTIPAGEM E EXPERIMENTAÇÃO
ETAPA 5 — EVOLUÇÃO
No mundo dos negócios nos deparamos comumente com pessoas pragmáticas, lógicas, racionais e sistemáticas. Já no mundo do design, nos deparamos com pessoas mais humanistas, criativas, sistêmicas, imaginativas e abertas à experimentações. O Design Thinking cria um conjunto de comunicações entre esses dois tipos de pessoas conduzindo-as a criarem uma solução.
Коментари