top of page

A Coesão Textual e a Construção do Sentido

Um dos princípios básicos de interpretação é o de que, num texto, o significado das partes não é independente, não é autônomo.



O significado de uma parte só pode ser realmente compreendido em confronto com as demais partes constituintes do todo.


A coesão é a responsável pela unidade formal do texto. Ela se constrói por meio de mecanismos gramaticais e lexicais. Entre eles, temos os pronomes, os artigos, a elipse, a concordância, a correlação entre os tempos verbais e as conjugações etc. Todos esses recursos expressam relações entre frases e sequências de frases dentro de um texto.


Quando a coesão é bem utilizada, ela permite que a mensagem transmitida seja facilmente entendida. Para que isso ocorra, necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto. Esses recursos são chamados de mecanismos de coesão.


Ao escrever um texto, as ideias devem se ligar umas às outras de modo a formar uma corrente lógica e contínua. A leitura se torna muito mais fácil, quando lemos um texto coeso.

Podemos imaginar um texto coeso como se fosse um prato de arroz “unidos venceremos”, aquele que, mesmo que você o atire na parede, os grãos não se soltarão.


Um texto com repetição excessiva de palavras torna-se extremamente cansativo. Além de ser desagradável para quem lê, mostra que quem o escreveu possui um vocabulário muito limitado e pobre.

Para conectar e relacionar as partes de um texto, há diversos mecanismos. Veja, a seguir, os principais.


COESÃO REFERENCIAL

Ocorre quando utilizamos expressões que retomam ou antecipam nossas ideias:



ONDE

Faz referencia a lugar em quê.


O Vale do Silício é o local onde se encontram várias empresas de tecnologia

Aqui temos o pronome “onde" retomando o substantivo “local".

CUJO (E VARIAÇÕES)

ESSE(A), ISSO

ESTE(A), ISTO



COESÃO LEXIAL

Além de unir partes de um texto, a coesão lexical permite também evitar a repetição de palavras. Podemos utilizar:



SINÔNIMOS

São palavras semelhantes que podem ser usadas em diferentes contextos, mas sem alterar o que o texto pretende transmitir. Usar sinônimos ao escrever um texto proporciona não apenas uma leitura agradável, mas também demonstra que o escritor domina seu idioma, que possui vocabulário rico.

"Esse cachorro faz festa para todo mundo. É um cão muito simpático".

Perceba que para evitar a repetição da palavra “cachorro”, utilizamos um sinônimo: “cão".

HIPERÔNIMO

HIPÔNIMO

EXPRESSÕES NOMINAIS DEFINIDAS



COESÃO SEQUENCIAL

Na coesão sequencial, utilizamos os conectivos (principalmente preposições e conjunções) para estabelecer relações lógicas entre as partes do texto. Os principais são:



CONSEQUÊNCIA (OU CONCLUSÃO)

Logo, portanto, por isso, pois, assim, então, em vista disso.

Pedro estudou muito, portanto, obteve uma excelente nota.

CAUSA

OPOSIÇÃO

CONDIÇÃO

FINALIDADE


Resumidamente, podemos dizer que a coesão textual trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que ocorra uma sequência lógica. Além disso, os mecanismos de coesão contribuem para evitar as repetições, tornando os textos mais elegantes.







Comments


Guga Gonçalves, foto.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Vou te ajudar a criar estratégias e modelos de negócios digitais altamente lucrativos e escalonáveis, partindo do absoluto zero.

Receba novidades, conteúdos e informações em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Whatsapp
bottom of page