A Coesão Textual e a Construção do Sentido
Um dos princípios básicos de interpretação é o de que, num texto, o significado das partes não é independente, não é autônomo.
O significado de uma parte só pode ser realmente compreendido em confronto com as demais partes constituintes do todo.
A coesão é a responsável pela unidade formal do texto. Ela se constrói por meio de mecanismos gramaticais e lexicais. Entre eles, temos os pronomes, os artigos, a elipse, a concordância, a correlação entre os tempos verbais e as conjugações etc. Todos esses recursos expressam relações entre frases e sequências de frases dentro de um texto.
Quando a coesão é bem utilizada, ela permite que a mensagem transmitida seja facilmente entendida. Para que isso ocorra, necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto. Esses recursos são chamados de mecanismos de coesão.
Ao escrever um texto, as ideias devem se ligar umas às outras de modo a formar uma corrente lógica e contínua. A leitura se torna muito mais fácil, quando lemos um texto coeso.
Podemos imaginar um texto coeso como se fosse um prato de arroz “unidos venceremos”, aquele que, mesmo que você o atire na parede, os grãos não se soltarão.
Um texto com repetição excessiva de palavras torna-se extremamente cansativo. Além de ser desagradável para quem lê, mostra que quem o escreveu possui um vocabulário muito limitado e pobre.
Para conectar e relacionar as partes de um texto, há diversos mecanismos. Veja, a seguir, os principais.
COESÃO REFERENCIAL
Ocorre quando utilizamos expressões que retomam ou antecipam nossas ideias:
ONDE
Faz referencia a lugar em quê.
O Vale do Silício é o local onde se encontram várias empresas de tecnologia
Aqui temos o pronome “onde" retomando o substantivo “local".
CUJO (E VARIAÇÕES)
ESSE(A), ISSO
ESTE(A), ISTO
COESÃO LEXIAL
Além de unir partes de um texto, a coesão lexical permite também evitar a repetição de palavras. Podemos utilizar:
SINÔNIMOS
São palavras semelhantes que podem ser usadas em diferentes contextos, mas sem alterar o que o texto pretende transmitir. Usar sinônimos ao escrever um texto proporciona não apenas uma leitura agradável, mas também demonstra que o escritor domina seu idioma, que possui vocabulário rico.
"Esse cachorro faz festa para todo mundo. É um cão muito simpático".
Perceba que para evitar a repetição da palavra “cachorro”, utilizamos um sinônimo: “cão".
HIPERÔNIMO
HIPÔNIMO
EXPRESSÕES NOMINAIS DEFINIDAS
COESÃO SEQUENCIAL
Na coesão sequencial, utilizamos os conectivos (principalmente preposições e conjunções) para estabelecer relações lógicas entre as partes do texto. Os principais são:
CONSEQUÊNCIA (OU CONCLUSÃO)
Logo, portanto, por isso, pois, assim, então, em vista disso.
Pedro estudou muito, portanto, obteve uma excelente nota.
CAUSA
OPOSIÇÃO
CONDIÇÃO
FINALIDADE
Resumidamente, podemos dizer que a coesão textual trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que ocorra uma sequência lógica. Além disso, os mecanismos de coesão contribuem para evitar as repetições, tornando os textos mais elegantes.
Comments