top of page

Cheques Federais. Isso é verdade ou mentira? Conheça a estratégia da Empiricus.

Você conhece a sacada da Empiricus? Como assim? Aquele papo de Cheques Federais da Empiricus é picaretagem ou isso existe mesmo?

foto ilustrativa de uma mão segurando barbantes manipulando um marionete; a foto tem o objetivo de conectar o leitor com a propaganda enganosa da empiricus investimentos e mostrar a enganação pública, além de uma publicidade falsa;

Há algum tempo, mesmo com algumas dúvidas quanto ao temas, resolvi fazer a aquisição de um curso da Empiricus Investimentos sobre "Cheques Federais". No ambiente online da plataforma, não encontrei nada a respeito deste produto, exceto alguns cursos bem rasos e introdutórios sobre aplicações.


Enviei um e-mail ao suporte e me responderam com uma breve instrução sobre as carteiras disponíveis das opções de Renda Fixa que fazem referência aos supostos "Cheques Federais".

A experiência foi tão frustrante que resolvi deixar em off, como quando compramos cursos baratos com conteúdos desanimadores e acabamos nem assistindo o conteúdo até o final, sabe?


Mas, como estamos falando sobre Neuromídia, o impacto positivo e negativo da comunicação online, aquilo me encafifou bastante. Vi e revi todos os conteúdos da Empiricus Investimentos, estudei toda a página de vendas e me enfurnei em buscar informações, estudar as leis citadas no pitch de vendas da landing page, até encontrar uma explicação do advogado e Dr. em economia, Beto Veiga, que desmascarou a lenda dos supostos "Cheques Federais" e resolvi compartilhar com vocês.



O Contexto

A Empiricus Investimentos lançou há anos atrás, uma campanha pra lá de criativa e, com certeza, muito persuasiva, onde abordava um tema dizendo que muita gente tem direito a um produto denominado como "Cheques Federais".


No pitch, Felipe Miranda, o CEO e estrategista-chefe da Empiricus, com toda sua persuasão diz que qualquer cidadão brasileiro pode se beneficiar desse pacote de leis federais para receber cheques recorrentes, que ele batizou de "Cheques Federais". E como se não bastasse, ainda apresenta alguns valores expressivos para instigar seus espectadores. Miranda vai além, citando nomes de deputados e muita gente importante que recebe o tal do "Cheque Federal".


Desmistificando

Na realidade, o que eles chamam de cheques federais são os pagamentos de proventos que vêm de basicamente três fontes, que a gente vai ver do que se trata. As fontes apresentadas, provavelmente, são os clientes dele. Caso o contrário, ele não deveria apresentar tais números e mencionar determinados nomes.


Mas o que são esses tais "Cheques Federais"?

São os dividendos das ações, ou seja, juros sobre proventos das ações, dividendos e juros sobre o próprio capital.


Num outro exemplo, ele lista os fundos imobiliários, falando dos dividendos desses fundos.

Por fim, o outro exemplo que ele apresenta no vídeo, são os rendimentos dos títulos públicos, que pagam juros semestrais, como tem os de renda fixa e os que são com juros indexados no IPCA, que é o Tesouro IPCA.


Dessa forma, a gente vê que a campanha é muito criativa e bem bolada, com um belo apelo de vendas.


Talvez você esteja se perguntando: caramba, mas eles mencionaram números de deputados, ministros e governadores, e como eles fizeram isso? Eles tiveram a expertise de buscar as declarações de imposto de renda que são apresentadas durante a campanha eleitoral, onde cada candidato é obrigado a declarar suas fontes de renda. Procuraram na lista de devedores, na lista de patrimônio da declaração de imposto de renda, aqueles que tinham feito aplicação ou no tesouro direto ou em ações. Quando viam ações como, por exemplo, do Banco do Brasil ou da Petrobras, entre outras, eles criavam essa maluquice de "Cheque Federal", uma vez que isso se refere somente aos dividendos de ação ou juros sobre capital próprio, pois se você estiver aplicando em ações, qualquer que seja a ação, logicamente terá dividendos.


Ou seja, aquilo que um investidor recebe de crédito em conta, é o que ele entitula como "Cheque Federal.

Miranda também cita as leis que garantem tais benefícios como, por exemplo, a lei 6.404, lei 9.779 e a

lei número 10.179. Mas vamos entender o que significa cada uma dessas leis.



Lei 6.404

A Lei 6.404, nada mais é que a lei que determina que as empresas, as Sociedades Anônimas, têm que pagar dividendos e nela, consta o percentual mínimo do lucro para cada dividendo.

Lei 9.779

Lei 10.179


Os caras foram muito criativos e conseguiram chamar a atenção das pessoas, principalmente, aquelas que desconhecem sobre investimentos, afinal de contas, só no Brasil, mais de 72 milhões de pessoas estão endividadas, segundo o Serasa. Dessa forma, essas pessoas ficam extremamente impactadas com uma chamada dessa. Possivelmente, a pessoa do outro lado da tela deve se indignar pensando algo como: "por que não estou recebendo nenhum "Cheque Federal"?".


Mas na verdade, isso é uma balela, porque eles só enveloparam de uma forma mais criativa e persuasiva um contexto de pessoas que realmente têm aplicações em fundos imobiliários, em ações ou títulos públicos do Tesouro Direto.


Com essa jogada extremamente criativa da Empiricus Investimentos, eles conseguem chamar a atenção das pessoas para vender o peixe deles, ou melhor, vender os produtos deles que são os relatórios e as carteiras recomendadas.


Mas se você não tem conhecimento sobre investimentos e opta por terceirizar sua decisão de investimentos, de alguma forma, pode ser interessante, se não houver nenhum tipo de enganação.



Complemento que para demais dúvidas, vale buscar informações sobre as leis que nos protegem de campanhas fraudulentas ou enganadoras.


Lei de Publicidade (Lei 4.680/1965)

Esta lei regula a atividade publicitária no Brasil, estabelecendo diretrizes para a veiculação de anúncios e propaganda.

Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Lei de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018)

Normas do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR)



Não se deixe iludir por jargões atraentes e gatilhos mentais na publicidade financeira. Compreender como a manipulação ocorre é crucial para proteger seus interesses financeiros e tomar as melhores decisões de investimento do seu patrimônio.


Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page