Como A Produção Multimídia Pode Ajudar A Sua Empresa A Se Tornar Mais Madura Digitalmente?
A Pandemia acelerou mudanças em diversas áreas e mercados, mas foi especificamente significativa na transformação digital das empresas. Só na América Latina as vendas online aumentaram 54%, e no Brasil chegou a 61%, esse aumento.
Transformações acontecem rápido!
E se você tinha alguma dúvida quanto a isso, é só parar para analisar que tudo aquilo que antigamente levaria anos para realizar, agora conseguimos em poucos meses e, por isso, você está vivenciando o momento das oportunidades.
Uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Google, mostrou que apenas 2% das empresas brasileiras estão no último estágio da maturidade digital: o multimomento.
As empresas que estão no estágio multimomento são capazes de oferecer jornadas de compras dinâmicas unificadas ao longo dos diferentes canais multimidiáticos, com automação de campanhas. Em outras palavras, essas empresas realmente conseguem gerar conteúdo de grande valor ao invés de ficarem com campanhas desesperadoras e apelativas suplicando por vendas.
Segundo as pesquisas da BCG, as empresas que chegam nesse grau de maturidade, utilizam de estratégias de marketing e comunicação multimidiáticas que podem aumentar a receita em até 20% e reduzir os custos em até 30%.
Gosto de sempre ressaltar que somos um todo. Isso mesmo! Somos um único ser humano repleto de conhecimentos, competências e habilidades que vivenciamos, aplicamos e desenvolvemos em diversas áreas de nossas vidas, em busca da plenitude.
Quando falamos de Produção Multimídia, estamos falando no processo de aderência e organização de diversas ferramentas, técnicas e recursos de comunicação multimidiática para estruturação e alavancagem de pessoas, empresas, marcas e negócios. Quando conseguimos a façanha dessa organização, os resultados falam por si só.
E de nada adianta aderir à ferramentas digitais se as ferramentas intelectuais estão desorganizadas e nos gerando desafios ou problemas emocionais. Por isso, quando nos deparamos com os resultados exponenciais de grandes players de diversos mercados, precisamos analisar não somente os resultados, mas sim a jornada que percorreram para chegar até eles.
Embora o sucesso seja subjetivo demais para ser mensurado, as principais características que levam pessoas a alcançá-lo são: o bom gerenciamento de suas emoções através do entendimento dos percursos da mente humana, uma boa organização de seus respectivos conhecimentos, uma definição e planejamento de metas e objetivos, compreensão das aquisições de dados digitais para saber como identificar oportunidades e ameaças, e a comunicação multimidiática desde seu processo mais raso e estrutural até as novas tecnologias.
Com todo esse conjunto de conhecimentos, ainda temos que lidar com os problemas, desafios, desejos e expectativas dos consumidores, que buscam experiências instantâneas nas redes sociais e meios de comunicação multimidiáticas.
Em meio a tudo isso, é preciso vencer os desafios e obstáculos como:
Pressão tecnológica
Investir na educação digital e multimidiática é algo imprescindível, pois se não acompanharmos a tecnologia, estaremos sempre para trás, ainda mais quando estamos passíveis de sermos altamente substituídos.
Resistência à mudança
Comumente me deparo com pessoas que temem trabalhar com algo novo pelo medo ou receio de retroceder. A insegurança é tão grande que as pessoas maximizam aquilo que não é possível ao invés de focar naquilo que é possível ser feito ou mudado. Sua biografia não define o resto da sua história. Por isso, nunca é tarde para redefinir novos caminhos e reescrever uma nova história rumo ao sucesso.
Por onde começar?
Até pouco tempo atrás, a transformação digital era entendida como um monte de conhecimentos e experimentos isolados nas mãos de agências e experts digitais. Mas como tanto o conhecimento quanto o sucesso é para todos, é imprescindível que você detenha todos esses conhecimentos, ferramentas, técnicas e recursos, assim como os que fazem parte da sua equipe ou estão envolvidos nos projetos da sua empresa, marca ou negócio.
Se precisar cortar custos temporários com agências ou prestadores de serviços, você terá a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários, inserí-los de acordo com os seus objetivos e expectativas, assim como aplicá-los à seus clientes mais próximos.
Quando os resultados começarem a surgir, você terá criado um modelo de negócio realmente eficaz. Dessa forma, você poderá internalizar uma equipe de marketing e produção multimídia alinhada com os resultados almejados ou, até mesmo, recontratar agências e prestadores de serviços, porém, desta vez, dialogando de igual para igual sem que você fique nas mãos de terceiros.
Como gerar valor através dos seus clientes?
Pode parecer papo de vó, mas “uma andorinha só não faz verão”. E assim sendo, nada melhor que compartilhar os resultados gerados aos seus clientes como seus grandes “cases de sucessos”. Assim, você estará validando o seu modelo de negócio em seu mercado de atuação, se tornando uma referência através de seus feitos.
Na nova economia colaborativa, todos que colocam de fato seus clientes e consumidores no centro de seus negócios, saem ganhando muito mais.
Se você estiver aberto a aderir uma mentalidade de produção multimídia, com certeza o futuro estará à sua disposição e de braços abertos para você.
Inclusive o sucesso, tudo na vida é uma questão de organização!
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