Como Criar Uma Startup?
Quando falamos de startups, logo relacionamos a palavra à ideias inovadoras, nossos aplicativos prediletos e aos ícones da tecnologia. E sim, startups são ideias inovadoras que se tornam modelos de negócios repetíveis e escaláveis, com grande potencial de obter sucesso e resultados extraordinários em curto espaço de tempo. Na música, por exemplo, temos os famosos streaming como o Spotify, Deezer, iTunes e tantos outros.
Um dos principais conceitos de startup é que uma determinada solução não precise do serviço humano para que o processo seja realizado.
Por exemplo: você se lembra como era ligar num disk-taxi? Para pedir um carro a telefonista acionava um sistema informando a sua localização e destino para verificar qual carro estava disponível. Depois disso, ela retornava a ligação para você avisando qual o nome do taxista. Este é um modelo de uma empresa.
No modelo de startup, temos o Uber, por exemplo, onde basta você abrir seu aplicativo para que sua localização seja identificada, seu endereço confirmado e imediatamente um carro estará à caminho. Dessa forma, estamos excluindo o serviço humano de uma telefonista intermediadora.
Recentemente, conheci um aplicativo onde o grupo gestor dele o intitulava como startup, porém, havia uma transação comercial que precisaria de uma aprovação intermediadora de um gestor administrativo. Dessa forma, o que temos aí é uma empresa e não uma startup.
Um dos lugares onde mais surgem grandes ideias é no Vale do Silício, na Califórnia. O “ecossistema criativo” com um nível avançado de maturidade e visão de mundo, colabora para que o ambiente desperte o senso de produtividade nas pessoas envolvidas em projetos.
O empreendedorismo no Brasil cresce constantemente, apresentando maior aumento após o inicio da pandemia, quando muitas pessoas ficaram desempregadas e tiveram que se reinventar.
Hoje existem diversas incubadoras e aceleradoras que apoiam novos projetos, principalmente, quando são realmente inovadores.
Serviços de apoio como contabilidade, advocacia, consultoria tecnológica e outras, também são recomendados para quem busca se aventurar no universo das startups.
Existem diversas instituições financeiras (bancos), investidores anjos, órgãos de fomento ao empreendedorismo, que oferecem crédito para a criação de startups
As grandes empresas, conhecidas como “Big Companies”, quando precisam inovar para permanecerem competitivamente ativas no mercado, acabam estimulando iniciativas de startups de forma direta ou indireta.
Como validar as tecnologias e desenvolvimento da sua startup?
É consideravelmente grande a velocidade do avanço tecnológico nos últimos 10 anos. Com os avanços surgem as oportunidades.
Hoje existem 4 grandes modelos de validação que são:
Pelo Governo Federal ou Leis de Incentivo
Aceleradoras de Empresas
Investidores-Anjos
Residências
Startup Brasil
É um programa do Governo Federal juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, voltado às micros e pequenas empresas. O programa funciona com edições anuais.
Empresas Aceleradoras
Investidores Anjos
Programas de Residência
Para que a sua startup seja realmente validada, é imprescindível que você cumpra 7 etapas fundamentais:
• Ideação
• Solução
• Pesquisa
• Usabilidade
• Prototipação
• Testes
• Melhorias
E aí, vamos lançar a sua startup?
Comments