top of page

Crise dos 40

Afinal de contas, você já se perguntou o que é e como se dá a tal "crise dos 40"?

Tanto o homem quanto a mulher, os dois passam pelo desafio da "crise dos 40".

Isso acontece por diversos fatores, motivos e razões.

Neste post compartilharei alguns deles, para que você entenda o que é a crise dos 40 e, acima de tudo, como lidar com ela.


Essa fase normalmente se dá quando realizamos uma autoavaliação da nossa vida pessoal, mensurando uma série de resultados durante nossa trajetória.

Dependendo dos fatos que forem enfatizados, mágoas, arrependimentos, desconforto e tristeza podem surgir . Seja bem-vindo à crise dos 40!


Esse é o momento onde iniciamos o processo de aceitação da aproximação da velhice, cientes da finitude do ser humano, acabamos comparando a vida de hoje com a vida que idealizávamos 20 anos atrás. E, como a sociedade tender a valorizar a juventude, a crise dos 40 se torna cada vez mais comum entre as pessoas.


Quando nos deparamos com o envelhecimento de nossos pais, tendemos a ser mais prestativos com eles, lembrando que o ser humano é finito.

Àqueles que são pais tendem a conhecer uma sensação de vazio quando seus filhos começam a deixar o lar para darem início em suas vidas adultas.


Já os casais que passam por conflitos, a situação pode se tornar incômoda, evidenciando o aumento da insatisfação. Na maioria dos casos, é nesse momento que surgem as separações.


Os desafios mais clássicos nessa fase da vida são:


  • Conseguir um emprego ou fazer uma transição de carreira, pois o preconceito social valoriza a juventude em detrimento da experiência.

  • Tentativa de parecer mais jovem, adotando atitudes e comportamentos, em busca de um resgate do tempo perdido com a chegada da maturidade. Isso reflete no modo de como se vestem, nos lugares que frequentam e nos comportamentos, para que sejam aceitos socialmente.

  • As pessoas que conseguiram seus objetivos profissionais e uma carreira bem desenvolvida, se sentem angustiadas, com a sensação e com o desejo de mudança, mesmo estando no auge de suas carreiras. Tem a pessoa que não obteve sucesso bem estruturado e busca que as coisas aconteçam logo. Por fim, há aquela pessoa que busca fugir da crise e se autointitula como "workaholic"e se debruça sobre os trabalhos como uma fuga.

  • Nos relacionamentos, surge a necessidade de buscar algo "fora", uma necessidade maior de atenção. Nesse momento as pessoas buscam em um(a) parceiro(a), um escopo de preenchimento da consciência.


Essas atitudes e comportamentos ocorrem de forma isolada e não prejudicam a vida dos quarentões e das quarentonas. A questão é: analisar se essas atitudes e comportamentos não estarão fora de suas respectivas realidades ou interrompendo de maneira fantasiosa e infrutífera, o fluxo natural de sua existência.



Comments


Guga Gonçalves, foto.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Criei este blog com o objetivo de montar um canal de referência, com conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Cadastre-se e acompanhe todas as postagens em primeira mão.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page