top of page

Enquadramento e suas funções criativas



Durante o registro visual, o enquadramento representa o primeiro aspecto criativo da câmera, ele é a junção do tamanho do plano (quadro), a posição da câmera e a composição de quadro (disposição dos objetos em relação a distância da lente da câmera).


A forma como a câmera é posicionada diante do personagem, ou objeto, tem diferentes funções e auxilia a construir o entendimento da história. A primeira função é provocar as elipses (elemento de linguagem que já estudamos no capítulo anterior), principalmente a elipse de estrutura, pois essa seleção visual que é feita, consegue deixar elementos fora do campo de ação afim de provocar o espectador e assim construir os ganchos narrativos.


A segunda função do enquadramento é evidenciar detalhes no plano e construir a sinédoque, que seria a mostra de elementos significativos ou simbólicos da imagem que de outra forma passariam despercebidos. Sabe aquele momento em que vemos uma cena cheia de informações visuais mas um ponto em especial chama nossa atenção? Bingo! Esse seria o destaque que estamos falando.


A terceira função do enquadramento é a criação de símbolos, esses por sua vez, compõem o conteúdo do quadro e às vezes modificando o ponto de vista da câmera de forma a se tornar subjetiva.


A quarta função do enquadramento é trabalhar com a profundidade de campo de uma forma que a imagem possa desenvolver duas ações simultâneas (e muitas das vezes em sincronia). Na cena, a partir da escolha de um plano é possível realizar a composição do conteúdo da imagem de forma simbólica, mesmo que os elementos apareçam dispostos de forma pouco natural ou arbitrariamente distribuídas.


No filme “Os homens que não amavam as mulheres” (2011), o enquadramento é todo pensado para passar a tridimensionalidade dos espaços e a solidão e distanciamento emocional que a personagem principal tem das outras pessoas à sua volta.


A maioria dos enquadramentos tem como objetivo criar a comodidade de percepção e a clareza narrativa, servindo algumas vezes para composições mais interessantes de conteúdo em cena.

Já o plano geral e o primeiro plano apresentam informações que podem ter mais relevância psicológica em comparação ao demais planos.


E no caso do primeiro plano, é como se estivéssemos invadindo a consciência ou pensamentos do personagem afim de lê-los, especialmente quando combinado a um movimento de câmera.


O plano pode constituir elemento significante na história pela forma como os objetos/personagens estão dispostos em cena, e existe uma adequação entre o conteúdo do plano e o conteúdo material que influenciam não só o tamanho do quadro, mas também sua duração.

Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page