Formalização de Metas e Objetivos
- Guga Gonçalves

- 24 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Segundo Walt Disney, todo sonho tem duas etapas: a idealização e a realização. O maior problema é que a maioria das pessoas idealizam demais e realizam pouco. Porém, se você chegou até aqui, com certeza você faz parte de um grupo seleto de pessoas, que estão predispostos à empreenderem em suas respectivas carreiras musicais.

Sonhos não são realizáveis, objetivos, sim!
É chagada a hora de você formalizarmos suas mestas e objetivos.
Qual é o seu grande objetivo?
Embora hajam diversos objetivos em nossas vidas, escolha hierarquicamente, qual é o seu grande objetivo prioritário, na sua escala de importância. O seu objetivo pode ser financeiro, uma agenda cheia de clientes ou alunos, uma melhor qualidade de vida, status, visibilidade ou algo intrínseco que só você sabe explicar.
Quais etapas devem ser cumpridas rumo ao seu grande objetivo?
Seja com um post-it, um papel e caneta, crie um roadmap com quantas etapas deverão ser cumpridas para que você alcance o seu grande objetivo. Isso elucidará o tamanho do percurso e das suas responsabilidades rumo ao seu grande objetivo. Pense, por exemplo, quando você aprendeu tocar um instrumento musical, todo o percurso que você fez, desde aprender as notas fundamentais, arpejos, acordes, escalas e assim por diante. O percurso rumo ao seu grande objetivo, não será diferente. Afinal de contas, pra tudo na vida, há um protocolo.
Onde você está perante o seu grande objetivo?
A gente tem que ter os pés no chão para entendermos, onde estamos perante o nosso grande objetivo. Pense, por exemplo, numa escada com um determinado número de degraus, onde cada degrau equivale à uma etapa rumo ao seu grande objetivo.
Lembrando que, se você está numa fase de ideação e não começou nada ainda, podemos considerar que você está no "subsolo" e precisa ir para o "térreo". Defina onde você está rumo ao seu objetivo e lembre-se também que, se quisermos pular alguns degraus, podemos "torcer o pé" e termos que voltar para trás. Por isso, respeite cada etapa deste seu processo evolutivo.
O que você ganha alcançando o seu grande objetivo?
Pense além. O resultado que é o seu grande objetivo, já sabe que é ele, por si só. Mas comente quais ontros ganhos você terá ao alcançar esse seu grande objetivo. Pense, por exemplo, que a visbilidade poderá te trazer dinheiro, o dinheiro poderá te proporcionar uma melhor qualidade de vida, e assim por diante. Agora é com você.
O que você perde alcançando este seu grande objetivo?
Eita! Mas que papo é esse? Pois é. Toda escolha tem uma renúncia e uma consequência. Ou seja, pense que um músico ou artista, pai de família, que quer ter uma agenda repleta de shows, possivelmente, não estará tão presente na vida e desevolvimento do seu filho e, também do cônjuge. E você pode adaptar à outras áreas da sua vida, pensando nas possíveis perdas e, principalmente, se vocês está realmente pronto(a) para isso.
Quem ou o quê pode te atrapalhar?
Existem dois tipos de sabotadores somáticos, que são: os externos e os internos. Os externos, na maioria das vezes, são as pessoas que mais te amam, como mãe, pai, irmão, irmã, namorada ou namorado, esposa ou esposo, amigos e tal. Pois é. Eles fazem isso por amor, carinho e, acima de tudo, proteção. Pensa, por exemplo, quando uma pessoa, de uma família de doutores diz que quer ingrgessar na carreira musical. Ou mesmo, numa família de funcionários públicos, uma pessoa diz que quer empreender. A primeira coisa que vão dizer é: "isso não é pra todo mundo...", "fulano de tal tentou e não deu em nada...". E quando qualquer coisa der errado na sua jornada, essas vozes virão no seu subconsicente, trazendo um pacotinho de conflitos emocionais, dúvidas e reforçando sua insegurança. Por isso, é sempre importante se munir de autonhecimento e saber ressignificar as influências externas. Já, os sabotadores somáticos internos, são essas vozes que rodeiam a mente, gerando dúvida, medo, procrastinação ou desânimo. Então esteja ciente que rumo ao sucesso, você poderá se deparar com esses sabotadores, mas se o seu grande objetivo for algo extremamente importante para você, o seu sucesso será inevitável.
Quem ou o quê pode te ajudar?
Da mesma forma que temos pessoas e influências emocionais que nos derrubam, temos aquelas que nos motivam e nos impulsionam. As influências externas são as pessoas que crêem em você e naquilo que você faz. Essas pessoas são seus impusionadores. Porém, é preciso termos discernimento do quanto podemos ou não contar com elas. Pois existem pessoas que querem o seu sucesso, porém, não querem fazer parte do seu percurso ou mesmo, não querem só ficar falando disso a todo instante. E seus motivadores internos, são o otimismo, o positivismo, o entusiasmo e a empolgação que te levará rumo ao seu grande objetivo.
Quais marcos apontarão que você está no caminho certo?
Se você resolve ir de carro de São Paulo ao Rio de Janeiro, é comum que você pegue a Dutra e passe por cidades como Arujá, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Resende, Volta Redonda, Nova Iguaçú e Duque de Caxias. Já, se eu avisto cidades como São Bernando do Campo, Santos, é sinal que peguei a Tamios e estou indo para o litoral sul, paulistal. Ou seja, estou na rota errada. Então, pensando no seu grande objetivo, o que mostrará que você está no caminho certo?
Como você se vê alcançando o seu grande objetivo?
Por algum instante, faça uma ponte ao futuro, feche seus olhos, coloque uma música que represente o seu sucesso e respire fundo, pensando em você, lá na frente, com o seu grande objetivo realizado. O que você vê, sente, quais vozes você ouve? Escreva todas as suas sensações que te motivem a iniciar sua jornada rumo ao seu grande objetivo.
O que você passou para alcançar o seu grande objetivo?
Mesmo se você tivesse uma Ferraria, seria inevitável não passar por nenhum buraco.
Então, enumere quais desafios você imagina ter rumo ao seu grande objetivo.
Esta etapa lhe trará clareza e lucidez dos possíveis conflitos ou desafios que possam sugir, mas se você já os prevê, poderá lidar de forma menos complexa com eles.
Feito isso, você se sente pronto(a) para dar inicio à jornada rumo ao seu grande objetivo?




Comentários