Gêneros de Conteúdo para Podcast
Seu conteúdo mostrará sua essência e quem realmente você é.
Por este motivo é importante que haja discernimento e congruência na escolha do gênero de conteúdo que você for escrever.
O marketing de conteúdo ainda é um grande desafio na comunicação das empresas, marcas e negócios do Brasil e do mundo. O desespero em vender é tão grande que as pessoas buscam informações diversas e dispersas pela internet, gerando conteúdos amadores e catastróficos, que não conectam a mensagem com o interlocutor.
Por isso, compartilho aqui um conteúdo precioso para que sua empresa possa adotar uma linha de comunicação mais organizada.
Tudo na vida é uma questão de organização.
Quando falamos de marketing de conteúdo, abre-se um leque.
Existem 5 gêneros (ou tipos) de conteúdo que devem ser respeitados e entendidos, pois cada um deles tem uma proposta diferente. Estes gêneros são:
PUBLICITÁRIO
Spots
Comercial que passa no intervalo de uma programação. Duração de 15, 30 ou 45". Tem como objetivo, transmitir uma mensagem publicitária.
Jingle
Testemunhal
Chamada ao vivo
Entrevista comercial
JORNALÍSTICO
Nota
Aquilo que está acontecendo exatamente naquele momento. Exemplos: plantão da Globo ou ambiente online, personalidades e influenciadores fazendo lives de presença em um determinado evento ou show.
Notícia
Boletim
Reportagem
Entrevista
Comentário
EDUCATIVO CULTURAL
Instrucional
Instrui alguma coisa para o ouvinte. Programa para ensinar algo. Na TV, o telecurso. Na internet, diversos cursos online com suas diversas finalidades .
Audio biografia
Documentário Educativo-Cultural
ENTRETENIMENTO
Musical
Um formato bem tradicional que vem das rádios para o ambiente online. Tocando música, citando bandas ou artistas, seus shows, eventos e patrocinadores anunciantes, quando houver.
Ficcional
Programete artístico
PROPAGANDÍSTICO
Peça de ação pública
Gênero bastante usado por órgãos públicos e pelo Governo. Propõe uma peça de ação pública com o objetivo de incentivar que as pessoas façam algo. Não visa a compra de um produto ou serviço. Exemplos: ações de conscientização: tomar uma vacina, economizar água, não sair de casa no período de isolamento, usar camisinha etc.
Comentários