top of page

Gêneros de Conteúdo para Podcast

Seu conteúdo mostrará sua essência e quem realmente você é.

Por este motivo é importante que haja discernimento e congruência na escolha do gênero de conteúdo que você for escrever.

foto das mãos de uma pessoa segurando um iPad e frente um notebook sobre uma mesa de vidro; do lado esquerdo um headphone sobre a mesa e ao lado direito, um microfone condensador USB.

O marketing de conteúdo ainda é um grande desafio na comunicação das empresas, marcas e negócios do Brasil e do mundo. O desespero em vender é tão grande que as pessoas buscam informações diversas e dispersas pela internet, gerando conteúdos amadores e catastróficos, que não conectam a mensagem com o interlocutor.


Por isso, compartilho aqui um conteúdo precioso para que sua empresa possa adotar uma linha de comunicação mais organizada.


Tudo na vida é uma questão de organização.

Quando falamos de marketing de conteúdo, abre-se um leque.


Existem 5 gêneros (ou tipos) de conteúdo que devem ser respeitados e entendidos, pois cada um deles tem uma proposta diferente. Estes gêneros são:


PUBLICITÁRIO


Spots

Comercial que passa no intervalo de uma programação. Duração de 15, 30 ou 45". Tem como objetivo, transmitir uma mensagem publicitária.

Jingle

Testemunhal

Chamada ao vivo

Entrevista comercial


JORNALÍSTICO


Nota

Aquilo que está acontecendo exatamente naquele momento. Exemplos: plantão da Globo ou ambiente online, personalidades e influenciadores fazendo lives de presença em um determinado evento ou show.

Notícia

Boletim

Reportagem

Entrevista

Comentário



EDUCATIVO CULTURAL


Instrucional

Instrui alguma coisa para o ouvinte. Programa para ensinar algo. Na TV, o telecurso. Na internet, diversos cursos online com suas diversas finalidades .

Audio biografia

Documentário Educativo-Cultural


ENTRETENIMENTO


Musical

Um formato bem tradicional que vem das rádios para o ambiente online. Tocando música, citando bandas ou artistas, seus shows, eventos e patrocinadores anunciantes, quando houver.

Ficcional

Programete artístico


PROPAGANDÍSTICO


Peça de ação pública

Gênero bastante usado por órgãos públicos e pelo Governo. Propõe uma peça de ação pública com o objetivo de incentivar que as pessoas façam algo. Não visa a compra de um produto ou serviço. Exemplos: ações de conscientização: tomar uma vacina, economizar água, não sair de casa no período de isolamento, usar camisinha etc.

Propaganda eleitoral



Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page