top of page

Guia Completo de Merchandising para Artistas e Bandas Independentes

Se você é artista ou tem uma banda independente, o merchandising pode ser uma estratégia essencial para aumentar a visibilidade, construir uma marca sólida consistente e, acima de tudo lucrativa.

foto de um músico contrabaixista segurando o instrumento de forma imponente;  a foto tem o objetivo de conectar o leitor com o tema do post.

Neste post abordaremos algumas metodologias para você aderir ao merchandising como um recurso lucrativo para o seu trabalho musical.


Um dos primeiros passos para um merchandising eficaz é a criação de produtos personalizados relacionados ao artista ou banda como, por exemplo, camisetas, bonés, adesivos, canecas e pôsteres.


O design criativo e a identidade visual da banda são cruciais para atrair o interesse do público!

Os shows ao vivo também são uma excelente oportunidade para vender merchandising, seja utilizando produtos, instrumentos ou recursos tecnológicos, assim como criando situações pertinentes para o destaque de produtos ou serviços de terceiros.

Além disso, você pode ofertar espaços para stands em seus shows, promovendo diversas experiências aos seus fãs.


Criar uma loja online em plataformas e redes sociais ou integrar um sistema de vendas no site oficial da banda ou artista, é fundamental para que seus fãs possam adquirir os produtos e estreitarem o relacionamento com seu trabalho musical.

Você pode oferecer descontos exclusivos para estimular a interação e o engajamento dos seguidores.


A busca por parcerias com outras marcas, eventos ou artistas, pode ampliar o alcance de um merchandising interessante para todas as partes. Colaborações exclusivas podem despertar o interesse de diferentes públicos e enriquecer a oferta de produtos.


Além dos produtos físicos, artistas independentes podem explorar o merchandising digital, oferecendo conteúdo exclusivo aos fãs, como wallpapers, ringtones, NFTs ou acesso antecipado à lançamentos musicais.


Vale ressaltar que o uso de logotipos e imagens marcantes em todo o contexto de merchandising ajuda no fortalecimento da identidade do seu trabalho musical criando uma conexão visual.


Promoções para os 100 primeiros a comprarem um determinado produto, música ou ingresso, também ajudam muito no aumento de engajamento com seus fãs

Faça uma pesquisa de mercado, esteja atento às tendências e comportamentos do seu público, tanto para angariar mais fãs e seguidores, quanto para estreitar a relação com eles, o que fará com que empresas, marcas e negócios enxerguem seu trabalho musical como uma poderosa ferramenta de publicidade e marketing para promover produtos ou serviços.


Enfim, podemos concluir que o merchandising é uma ferramenta extremamente poderosa para artistas e bandas independentes gerarem receitas adicionais e se conectarem de forma mais significativa com os fãs. Portanto, vale muito investir na criação de produtos personalizados, promover parcerias estratégicas e estar atento às necessidades e desejos do seu público. Esses são alguns passos fundamentais para o sucesso do merchandising na sua carreira musical.

Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page