top of page

Movimento de Câmera



De um modo geral, tudo o que falamos a respeito dos planos e enquadramentos até o momento se referem a situações em que a câmera se encontra estática dentro da cena, onde ela constrói a narrativa a partir da escolha dos planos (que serão unidos no processo de montagem). Mas, nem sempre o conteúdo da cena consegue ser apresentado sem que a câmera se movimente e reorganize nosso campo de visão do objeto ou personagem.


O movimento de câmera também é um elemento fundamental da linguagem já que permite que a câmera acompanhe a ação dos personagens pensando não apenas no valor descritivo que esse movimento pode ter, mas também no valor dramático que pode ser gerado. Um movimento pode assumir um caráter simbólico, provocar ritmo e diminuir a necessidade de cortes na montagem.


Temos quatro tipos de movimentos de câmera (sem considerar suas pequenas variações de sentido físico): A panorâmica (PAN E TILT) o travelling, a trajetória e a câmera na mão.



Panorâmica

A panorâmica é um bom exemplo quando pensamos em traduzir o olhar de um espectador por meio da câmera, pois ela representa exatamente o movimento circular feito pela cabeça de uma pessoa em um ângulo de até 180 graus. O movimento da câmera de maneira circular em torno de um eixo fixo na horizontal ou diagona recebe o nome de PAN e na vertical é chamado de TILT.


A panorâmica pode ajudar a descrever um espaço, indicar um ponto de vista (subjetividade) e também estabelecer a relação espacial entre dois objetos, tudo isso sempre realizando o movimento do olhar do personagem.

Panorâmica Invertida

Travelling

Trajetória

Câmera na Mão


Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page