top of page

O Que É a Linguagem Sonora e Musical?

O som desenvolve o tempo, constrói narrativas, desperta emoções e ajuda evidenciar pontos estratégicos em um filme, vídeo, conteúdo online ou qualquer outro tipo de peça audiovisual.

foto de uma mulher afrodescendente sorridente com o seu headphone; a imagem tem o objetivo de conectar o leitor com o bem-estar causado pela música, O post aborda o que é linguagem sonora e musical. Vamos lá?

O que é Música?

Música é uma relação sonora entre espaço, energia e força, que se manifesta como uma expressão única que ressoa em nossos sentidos.


A verdadeira essência da música se revela em nosso cérebro, integrando-se ao nosso sistema nervoso para criar significado e emoção.

Podemos considerar a música como a materialização da energia metafísica, transformando-se em uma forma de arte que transcende fronteiras sensoriais.


Embora haja diversas interpretações sobre o que define o som, as mencionadas acima são algumas das que mais gosto, que são:


  • O som, por sua vez, consiste em movimentos de ondas que se propagam pelo ar, atravessando um meio específico.

  • O som tem quatro componentes que são: timbre, altura, intensidade e duração.



Timbre

O timbre é o que dá a característica do som.

Embora existam diversas análises físicas, sociais e psicológicas relacionadas ao timbre, é crucial compreendê-lo e defini-lo como a identidade singular do som.


Ao ouvir isoladamente o timbre de cada instrumento musical, juntamente com suas possíveis variantes, é possível discernir quais instrumentos compõem cada música que se escuta.

Altura

Intensidade

Duração



O que é Frequência?


Uma frequência é o número de vezes que uma corda, uma superfície sólida ou uma membrana vibra para produzir uma nota musical. Cada frequência atribui um nome a uma nota musical, que é subdividida por seus timbres e altura.


Nós, humanos, ouvimos entre 20Hz e 20KHz. A música e os sons que nós humanos ouvimos geralmente variam entre 100Hz e 15KHz. Quanto mais agudo o som, mais alto ele é; consequentemente, quanto mais baixo um som, mais grave ele é.


Frequências agudas, quando tocadas repetitivamente, sugerem principalmente o medo. Os filmes "Psicose" e "De Olhos Bem Fechados" são exemplos clássicos no cinema.


Vamos analisar uma tabela de frequências e os instrumentos musicais mais clássicos dentro dessa tabela?



Os equalizadores são recursos que temos para ajustarmos as frequências sonoras.


Σχόλια


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page