top of page

O Que É a Linguagem Sonora e Musical?

O som desenvolve o tempo, constrói narrativas, desperta emoções e ajuda evidenciar pontos estratégicos em um filme, vídeo, conteúdo online ou qualquer outro tipo de peça audiovisual.

foto de uma mulher afrodescendente sorridente com o seu headphone; a imagem tem o objetivo de conectar o leitor com o bem-estar causado pela música, O post aborda o que é linguagem sonora e musical. Vamos lá?

O que é Música?

Música é uma relação sonora entre espaço, energia e força, que se manifesta como uma expressão única que ressoa em nossos sentidos.


A verdadeira essência da música se revela em nosso cérebro, integrando-se ao nosso sistema nervoso para criar significado e emoção.

Podemos considerar a música como a materialização da energia metafísica, transformando-se em uma forma de arte que transcende fronteiras sensoriais.


Embora haja diversas interpretações sobre o que define o som, as mencionadas acima são algumas das que mais gosto, que são:


  • O som, por sua vez, consiste em movimentos de ondas que se propagam pelo ar, atravessando um meio específico.

  • O som tem quatro componentes que são: timbre, altura, intensidade e duração.



Timbre

O timbre é o que dá a característica do som.

Embora existam diversas análises físicas, sociais e psicológicas relacionadas ao timbre, é crucial compreendê-lo e defini-lo como a identidade singular do som.


Ao ouvir isoladamente o timbre de cada instrumento musical, juntamente com suas possíveis variantes, é possível discernir quais instrumentos compõem cada música que se escuta.

Altura

Intensidade

Duração



O que é Frequência?


Uma frequência é o número de vezes que uma corda, uma superfície sólida ou uma membrana vibra para produzir uma nota musical. Cada frequência atribui um nome a uma nota musical, que é subdividida por seus timbres e altura.


Nós, humanos, ouvimos entre 20Hz e 20KHz. A música e os sons que nós humanos ouvimos geralmente variam entre 100Hz e 15KHz. Quanto mais agudo o som, mais alto ele é; consequentemente, quanto mais baixo um som, mais grave ele é.


Frequências agudas, quando tocadas repetitivamente, sugerem principalmente o medo. Os filmes "Psicose" e "De Olhos Bem Fechados" são exemplos clássicos no cinema.


Vamos analisar uma tabela de frequências e os instrumentos musicais mais clássicos dentro dessa tabela?



Os equalizadores são recursos que temos para ajustarmos as frequências sonoras.




Comments


Guga Gonçalves, foto.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Desde 2015, ajudo pessoas comuns, como eu e você, com conteúdos, cursos e treinamentos voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Inscreva-se gratuitamente aqui e receba novidades em primeira mão!

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Whatsapp
bottom of page