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O que é Benchmarking?

Benchmarking, o caminho do sucesso

Foto de um banco de imagem com um balão de diálogo escrito "benchmarking"

Talvez você já tenha ouvido falar em benchmarking, mas ainda não entendeu como essa prática pode revolucionar o seu trabalho, certo? Então prepare-se para uma jornada de descobertas, pois vamos desvendar os mistérios por trás desse termo e explorar como ele pode transformar suas estratégias de criação. Bora lá?


O benchmarking é mais do que um jargão corporativo; é uma ferramenta poderosa para impulsionar sua criatividade. Vamos começar desmistificando o conceito, compreendendo suas origens e explorando como ele se tornou um pilar nas indústrias criativas.


Primeiramente, precisamos entender o "porquê" o benchmarking é crucial.

Para isso, vamos mergulhar nas razões pelas quais o benchmarking é um ingrediente essencial para qualquer profissional. Desde a melhoria contínua até a identificação de oportunidades, as vantagens são inúmeras.


Quando integrei o departamento de duas empresas B2B, na Berrini, em São Paulo, tive a oportunidade de criar estratégias de comunicação e marketing para campanhas online de 29 multinacionais e, entre elas, grandes laboratórios farmacêuticos e empresas de telefonia que me trouxeram muitos aprendizados e puseram a minha cabeça para pensar.


Durante esse período de experiência, entre 2013 e 2015, mais ou menos, apliquei benchmarking da seguinte forma:



Qual é o Ponto de Partida?

Entre tantas queixas, estavam a falta de comunicação entre os departamentos, agências terceirizadas com suas entregas clichês pouco customizadas para cada situação e, obviamente, a ineficiência nas entregas e soluções.

A Análise

Levantamento de Dados e Informações

Organizando a Casa

Derrubando Barreiras

Prontos para o Combate

Resultados Rápidos



Mas para aplicar o benchmarking na sua empresa, marca ou negócio, assim como para os seus clientes, você precisa seguir alguns protocolos estruturais, que são:


  • Mudança de mindset dos sócios e diretores

  • Abertura dos gestores para futuras mudanças

  • "Carta-branca" para praticar as ações

  • Criar estratégias através de dados e informações, sempre em prol à metas da empresa

  • Não infringir crenças e valores dos colaboradores

  • Ser didático nas explicações

  • Criar um RoadMap de ações mensuráveis em curto espaço de tempo


Quando você tem um modelo de negócio bem estruturado, o sucesso é inevitável



Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

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