top of page

O que é Brand Equity

Neste post, compatilharei como identificar o imensurável valor de uma marca.

foto de uma mulher sentada no chão encostada em quadro repleto de gráficos desenhados; a imagem tem o objetivo de conectar o leitor com o conteúdo do texto do post sobre o que é e como funciona o brand equity

O Brand Equity pode ser compreendido como o patrimônio da sua marca, afinal, a marca é um ativo valioso de uma empresa. Ter uma marca forte significa ter um valor reconhecido pelo mercado.


Assim, o Brand Equity revela o quanto a sua marca é valorizada pelo mercado, e quanto potencial ela possui para expandir sua linha de produtos.


As marcas vêm e vão. Existem dezenas ou até centenas que costumávamos consumir anos atrás e que hoje não estão mais presentes no mercado. Nossa mente guarda memórias das experiências que tivemos com essas marcas ao longo da vida. Seja uma experiência positiva ou negativa, quando nos deparamos com uma marca, nosso subconsciente nos lembra do tipo de experiência que tivemos com ela.


Por isso, como proprietário ou gestor de uma marca, é crucial entender que comunicação não é apenas sobre o que você diz, mas sim, sobre o que o outro entende. Isso ressalta a grande responsabilidade que temos com o nosso público.


A conscientização da marca é um aspecto crucial do Brand Equity, revelando as âncoras que sua marca lança nos consumidores, as associações que eles fazem, a familiaridade e estima pelos produtos, o comprometimento e a consideração que têm pela sua marca.

Esse engajamento se reflete na qualidade percebida, quando o consumidor reconhece a razão de escolher sua marca, percebendo seu diferencial em relação a outros produtos e estando disposto a pagar mais por conta do valor agregado pela marca. Além disso, podemos observar esse comportamento nas interações dos consumidores com as marcas, especialmente nas redes sociais, e quando eles aderem com confiança às extensões da sua marca.



A partir disso, as associações com a marca podem expandir ainda mais na mente do consumidor, estimulando-os a buscar mais informações, a encontrar motivos e razões para a compra, e a desenvolver atitudes que reflitam um senso de status. Isso é especialmente comum no universo da música e entretenimento.


Como podemos observar, o Brand Equity desempenha um papel fundamental na construção de um negócio de forma geral, indo muito além da simples construção da marca em si. Ou seja, é um ativo inestimável que molda a percepção e o relacionamento do consumidor com a marca, impactando diretamente o sucesso e a logevidade do seu negócio.


Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page