O que é e quais são as características da Música Barroca?
Descubra os encantos da música barroca e como os compositores desse período moldaram a sociedade com suas obras cativantes e inovadoras.
Os compositores do período barroco demonstravam uma habilidade notável, dotados de uma agudeza que resultou em obras sublimes e estreitamente alinhadas com os padrões sociais da época, conquistando e cativando todos os sentidos. Nesse contexto, não se limitava apenas à estética ou ao artista; era predominantemente marcado por uma estilística específica concebida por artesãos perspicazes.
O antropólogo Claude Levi-Strauss (1977) sugeriu que os modelos barrocos eram assimilados de maneira tão fluida pela sociedade que penetravam profundamente na vida dos indivíduos, tornando compreensíveis a retórica da pintura, escultura, poesia e música. A sociedade barroca desenvolveu signos que podiam ser decodificados por ela mesma, talvez explicando os debates frequentes em torno da habilidade dos compositores e intérpretes.
Monteverdi inaugurou a Favola in Musica, uma história musical que levou a melodia e harmonia a uma representação sonora fiel da realidade contemporânea. Rameau sistematizou a teoria dos acordes, enquanto Bach, inspirado por sua própria jornada musical, deu origem ao sistema bem temperado.
Na sociedade barroca, ser engenhoso significava, acima de tudo, dominar a arte de trabalhar bem com os modelos e torná-los compreensíveis. Ao longo do século XVII e na primeira metade do século XVIII, a música era vista como parte integrante de um universo cultural e mental mais amplo, no qual as práticas se justificavam plenamente.
Assim, a música barroca transcendeu seu tempo, deixando um legado duradouro que ressoa através dos séculos, uma harmonia eternamente entrelaçada com a essência cultural da época
Comments