top of page

O que é Fotometria?


Foro de uma mulher segurando a lente de uma câmera

A fotogrametria é uma disciplina que se dedica ao cálculo das dimensões e posições de um objeto no espaço, utilizando como base medições feitas por meio de imagens fotográficas. Essa palavra tem sua origem no termo "fotograma", significando literalmente "a medida da escrita com a luz". No processo, é fundamental o uso de pelo menos duas imagens fotográficas tiradas de diferentes ângulos do objeto ou local de interesse, sendo necessário que essas imagens apresentem áreas comuns de sobreposição para viabilizar a reconstrução tridimensional do espaço ou objeto, oferecendo assim uma visão estereoscópica.


Os principais usos da fotogrametria incluem a elaboração de cartografias (mapas), a obtenção de coordenadas e a criação de modelos tridimensionais. Na fotogrametria digital, são utilizados softwares de edição de imagens sofisticados para gerar objetos que podem ser materializados através de tecnologias como impressoras 3D.


Além da reprodução física de objetos a partir de múltiplas fotografias, é interessante destacar a possibilidade de movimento e interação desses objetos em ambientes virtuais. Um exemplo notável é o Google Street View, que utiliza essa tecnologia para criar uma visão tridimensional de locais frequentemente visitados.


A capacidade de alterar o ponto de vista torna a fotogrametria uma ferramenta útil em diversas áreas, como agricultura, cartografia, planejamento de terrenos, avaliação de vegetação e impacto ambiental, arquitetura, biomecânica, ergonomia, esportes, investigação policial, entre outros.

Commenti


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page