O que é Neuromarketing?
Neuromarketing é a parte da Neurociência que estuda o impacto das ações publicitárias, de comunicação e marketing, na mente humana. Vamos mergulhar mais afundo?
De acordo com as experiências de rastreamento cerebral, as decisões de compra são o resultado do subconsciente causando estímulos cerebrais específicos.
Mais de 50% de todas as decisões de compra são espontâneas
Cérebro rastreia memórias, fatos, emoções e experiências em segundos
Faça a seguinte autoavaliação do seu dia de hoje ou da última semana e responda:
Quantos emails marketing você recebeu hoje?
Quantos anúncios online você viu hoje?
Quantas peças publicitárias te chamaram atenção hoje?
Sobre quantos produtos comentaram com você hoje?
Quais ações você ouviu no rádio do carro hoje?
De quantas marcas, empresas ou produtos você se lembra?
Pois é. Segundo o Neurologista, Dr. A. K. Pradeep
O nosso consciente é a parte do pensamento de que temos consciência e conseguimos processar, no máximo, 40 bits de informação por segundo. Todo o restante é processado no nível subconsciente
Neocórtex | Sistema Límbico | Cérebro Reptiliano |
É a área do nosso cérebro que controla memória, pensamento, linguagem, e até mesmo, o julgmaneto. | É a área do nosso cérebro que processa emoções e estados de espírito, o nosso subconsciente, e é responsável pelo processo criativo intuitivo. | É responsável pelos reflexos, ações instintivas e atos sexuais (vive em função da sobrevivência). Tomada de decisões: ataque ou fuga. |
Os principais recursos tecnológicos da Neurociência que estão à nossa disposição, são:
Exames de Encefalograma (EEG)
• Desde 1924 em humanos
• Eletrodos identificam descargas elétricas cerebrais
• Transistores – ampliam sinais elétricos
• Microprocessadores – compilam informações
Ressonância Magnética Funcional (fMRI)
Pesquisas Eye-tracking
Aplicabilidade no marketing:
A La Roche-Posay contratou a ForeBrain para uma pesquisa sobre o protetor solar Anthelios AC Gel Creme Toque Seco, onde 48 mulheres participaram da pesquisa fazendo exames de eye-tracking enquanto olhavam para suas fotos, usando o produto ou o de algum concorrente.
71% das mulheres escolheram o protetor e a marca ainda descobriu a argumentação correta para as campanhas publicitárias.
Vale identificar como usar estes e tantos outros recursos disponíveis em suas ações de marketing e campanhas online.
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