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O que é Target?

Atualizado: 24 de jun. de 2024

Primeiramente precisamos dissociar Target de Persona e Público-alvo, afinal de contas, cada um tem suas respectivas características.



O público-alvo é um grupo amplo de pessoas que têm características em comum, como idade, gênero, localização geográfica, entre outros. O público-alvo é imprescindível para fazer fruir uma cadeia econômica dentro de um sistema de consumo como, por exemplo, o uso de aplicativos como Spotify, Netflix e iFood. Já a persona é uma representação fictícia do cliente ideal, que inclui informações mais detalhadas, como comportamentos, hábitos, desafios e objetivos como, por exemplo, quando criei o programa Empreendedorismo Musical, que é destinado à estudantes e profissionais da música que almejam empreender em suas respectivas carreiras musicais. Por fim, o target é um grupo específico de pessoas que são o foco da campanha de marketing.


Um exemplo prático seria: o público-alvo de uma loja de instrumentos musicais pode ser homens e mulheres, estudantes e profissionais da música, enquanto a persona seria uma mulher de 25 anos, solteira, que trabalha numa outra área de atuação mas tem uma banda. E o target, por sua vez, seria um grupo de mulheres que se enquadram nessa persona e que estão localizadas em uma determinada região.


Só que para isso, precisamos compreender as diferenças comportamentais e das características que existe entre gêneros, homens e mulheres, pois uma campanha aberta pode ser interessante para um público-alvo, mas não fazer sentido para uma persona ou targe.

Mulheres

Homens

Maturidade por volta dos 11 anos

Maturidade por volta dos 14 anos (exceto raciocínio mecânico e espacial)

Cérebro multitarefa (estrutura em forma de feixes, interliga ambos hemisférios)

Hemisférios não são interligados, uma ação por vez

Sob estresse, sistema límbico ativo –respostas emocionais

Sob estresse, córtex ativa reações de luta ou fuga



Comportamento Neurológico de Consumo


A tabela abaixo nos ajudará na criação de peças e campanhas publicitárias específicas para cada Target.

Mulheres

Homens

Compartilhamento de experiências de compra entre amigas e familiares (processo de referência)

Esqueça as preliminares! Use mensagens diretas, e que vão direto ao ponto

Tendem a escolher produtos e marcas que já conhecem e das quais confiam

Processo linear de compra. Têm obejtivo de consumo predefinido.

Não prestam atenção apenas ao seu anúncio, estão fazendo outra coisa ao mesmo tempo

Super T – responsável pela característica prática

Promova promoções e eventos a fim de terem um espaço para troca de informações

Levam em consideração o preço e o desempenho do produto ou serviço ofertado. “Por que esse produto é bom pra mim?”

Neurônios espelho funcionam de forma realmente ativa

Fator aspiração vende para o público masculino. Projeção na pirâmide social –em busca do status alfa

Use linguagem com ideia de proximidade entre a marca e elas

Mensagens e imagens com apelos sexuais promovem estímulos cerebrais masculinos intensos

Adicione emoção à mensagem transmitida. Humor, amor, drama, revolta, romantismo

Opte por curvas em campanhas publicitárias, seja em imagens ou textos. Curvas são atrativas

Mulheres não se importam em pagar mais, dependendo do benefício oferecido (por ex: praticidade ao dia-a-dia)

Use verbos fortes, voz ativa, frases curtas, mensagens claras e apelos call-to-action

Estes são alguns exemplos de aplicabilidade em cada contexto:



Espero que este conteúdo, de alguma forma, tenha feito sentido para você.

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