O que é Target?
Primeiramente precisamos dissociar Target de Persona e Público-alvo, afinal de contas, cada um tem suas respectivas características.
O público-alvo é um grupo amplo de pessoas que têm características em comum, como idade, gênero, localização geográfica, entre outros. O público-alvo é imprescindível para fazer fruir uma cadeia econômica dentro de um sistema de consumo como, por exemplo, o uso de aplicativos como Spotify, Netflix e iFood. Já a persona é uma representação fictícia do cliente ideal, que inclui informações mais detalhadas, como comportamentos, hábitos, desafios e objetivos como, por exemplo, quando criei o programa Empreendedorismo Musical, que é destinado à estudantes e profissionais da música que almejam empreender em suas respectivas carreiras musicais. Por fim, o target é um grupo específico de pessoas que são o foco da campanha de marketing.
Um exemplo prático seria: o público-alvo de uma loja de instrumentos musicais pode ser homens e mulheres, estudantes e profissionais da música, enquanto a persona seria uma mulher de 25 anos, solteira, que trabalha numa outra área de atuação mas tem uma banda. E o target, por sua vez, seria um grupo de mulheres que se enquadram nessa persona e que estão localizadas em uma determinada região.
Só que para isso, precisamos compreender as diferenças comportamentais e das características que existe entre gêneros, homens e mulheres, pois uma campanha aberta pode ser interessante para um público-alvo, mas não fazer sentido para uma persona ou targe.
Mulheres | Homens |
Maturidade por volta dos 11 anos | Maturidade por volta dos 14 anos (exceto raciocínio mecânico e espacial) |
Cérebro multitarefa (estrutura em forma de feixes, interliga ambos hemisférios) | Hemisférios não são interligados, uma ação por vez |
Sob estresse, sistema límbico ativo –respostas emocionais | Sob estresse, córtex ativa reações de luta ou fuga |
Comportamento Neurológico de Consumo
A tabela abaixo nos ajudará na criação de peças e campanhas publicitárias específicas para cada Target.
Mulheres | Homens |
Compartilhamento de experiências de compra entre amigas e familiares (processo de referência) | Esqueça as preliminares! Use mensagens diretas, e que vão direto ao ponto |
Tendem a escolher produtos e marcas que já conhecem e das quais confiam | Processo linear de compra. Têm obejtivo de consumo predefinido. |
Não prestam atenção apenas ao seu anúncio, estão fazendo outra coisa ao mesmo tempo | Super T – responsável pela característica prática |
Levam em consideração o preço e o desempenho do produto ou serviço ofertado. “Por que esse produto é bom pra mim?” | |
Neurônios espelho funcionam de forma realmente ativa | Fator aspiração vende para o público masculino. Projeção na pirâmide social –em busca do status alfa |
Use linguagem com ideia de proximidade entre a marca e elas | Mensagens e imagens com apelos sexuais promovem estímulos cerebrais masculinos intensos |
Adicione emoção à mensagem transmitida. Humor, amor, drama, revolta, romantismo | Opte por curvas em campanhas publicitárias, seja em imagens ou textos. Curvas são atrativas |
Mulheres não se importam em pagar mais, dependendo do benefício oferecido (por ex: praticidade ao dia-a-dia) | Use verbos fortes, voz ativa, frases curtas, mensagens claras e apelos call-to-action |
Estes são alguns exemplos de aplicabilidade em cada contexto:
Espero que este conteúdo, de alguma forma, tenha feito sentido para você.
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