top of page

O que são Startups?


grupos de empreendedores sentados numa mesa de reunião discutindo sobre o projeto de uma startup; ao centro da foto, uma imagem ilustrativa de um foguete.

Falamos sobre startups no contexto da busca por problemas a serem resolvidos e, com um olhar atento, identificar boas oportunidades para novos negócios. Também utilizamos o termo para destacar a importância e o poder da empatia ao pensar em soluções e abordagens práticas para os problemas diagnosticados.


Para definir startup de maneira direta, recorremos à definição de um dos gurus do empreendedorismo, Steve Blank. Segundo o autor, "uma startup não é uma versão menor de uma grande companhia. Uma startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócios repetível, recorrente e escalável".


Em outras palavras, uma startup é um grupo de indivíduos que trabalha em conjunto para desenvolver um modelo de negócios com o objetivo de lucrar por meio da repetição desse modelo e de sua escalabilidade. Se ainda há dúvidas sobre a definição de Blank, vamos analisar os termos. Dizer que algo é repetível significa que há recorrência, implicando na possibilidade de replicar o modelo de negócios, oferecendo valor de forma repetitiva ao cliente e garantindo que ele pague, preferencialmente, de maneira recorrente.


Vamos considerar o exemplo do WhatsApp, adquirido pelo Facebook em 2014 por US$19,3 bilhões. O modelo deles é escalável e repetível, pois não necessita de mais funcionários (ou aumento proporcional de custos), à medida que a quantidade de usuários cresce ou na expansão para outros países. Isso é possível devido ao uso de tecnologias para dimensionar a operação.


Startups escaláveis têm como missão inicial encontrar problemas com potencial de lucro de milhões ou bilhões de dólares. Encontrar o modelo de negócios correto para trilhar esse caminho deve ser a tarefa dos primeiros dias de um empreendedor que deseja criar uma startup de sucesso. No entanto, se você não se identifica com esse perfil, não desanime. Esse processo empreendedor pode ser aplicado no dia a dia de uma grande corporação.


Não existe certo ou errado em não ter o perfil de um empreendedor. Caso não o possua, você pode ser, por exemplo, um intraempreendedor, uma figura em ascensão no mercado que busca identificar novas oportunidades de soluções dentro da própria empresa, por meio de melhorias nos processos ou na criação de novos produtos ou serviços.


Portanto, compreender como funciona uma startup é crucial para introduzir inovação dentro de uma empresa. Grandes empresas, como Itaú, Google, Microsoft, Facebook, Totvs, entre outras, estão cada vez mais interessadas em compreender as startups e até contratam serviços dessas organizações iniciantes devido ao alto grau de inovação que oferecem.


Isso acontece porque as grandes empresas têm ciclos de vida finitos. A maioria cresce oferecendo novos produtos derivados de seus produtos principais, o que é chamado de inovação sustentável. No entanto, há uma outra abordagem: as empresas tentam lançar produtos em novos mercados para novos consumidores, conhecida como inovação disruptiva. Esse segundo tipo de inovação é difícil de ser implementado por grandes empresas, seja por questões culturais ou de tamanho. Para as startups, mais enxutas, essa tarefa se torna mais fácil e natural.


Portanto, seja como empreendedor que busca grandes lucros ou como um intraempreendedor, um fato é certo: você ouvirá muito sobre o termo startup! Nada melhor do que compreender melhor esse universo e construir a sua própria startup.

Kommentare


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page