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O que significa Miopia de Marketing?

A maioria dos empreendedores e especialistas em marketing, desconhecem esse conceito.

Por isso, quero te convidar para entender o que é o conceito de Miopia de Marketing. Vamos lá?

foto de uma mulher tirando os óculos e ficando com sua visão turva

A "miopia de marketing" consiste no ato de focarmos mais no problema, ao invés da solução, pois é muito comum nos encararmos por soluções tecnológicas sem mesmo entendermos para quais finalidades elas foram criadas. Ou seja, nos encantamos com ferramentas e recursos tecnológicos sem prestarmos a atenção nos problemas que elas resolvem.


Ao internalizar o conceito de "miopia de marketing", fortalecemos nossa capacidade de gerar ideias e identificar oportunidades de forma significativa. Ao aplicar esse conceito, uma organização não focaliza apenas na venda do produto ou serviço em si, mas sim nos benefícios que eles proporcionam. Por exemplo, uma oficina mecânica não se limita a oferecer serviços de reparo automotivo, mas destaca a tranquilidade que seus clientes terão com seus veículos após o reparo. Da mesma forma, uma instituição de ensino superior não se restringe a comercializar cursos, mas realça o desenvolvimento de carreiras que eles proporcionam.


A empresa Estrela, por exemplo, não simplesmente comercializa brinquedos, mas promove entretenimento e crescimento infantil. Da mesma forma, a Cacau Show não se limita ao mercado de chocolates, mas também atua no segmento de presentes e lembranças. Consequentemente, a Estrela compete com outras formas de entretenimento e desenvolvimento infantil, como livros, aplicativos, jogos eletrônicos e canais de televisão pagos, enquanto a Cacau Show enfrenta concorrência de outras opções de presentes e lembranças, como perfumarias, lojas de presentes e até mesmo restaurantes, onde alguém pode optar por presentear com um jantar, por exemplo.


Na abordagem da miopia de marketing, é fundamental primeiro identificar o problema a ser resolvido e somente então, considerar as possíveis soluções para tal problema

Portanto, ao definir uma oportunidade de negócio, é crucial estar constantemente atento para não cair na armadilha da "miopia de marketing". É essencial questionar se estamos no mercado de "transporte" ou de "ferrovia", ou seja, se estamos focando apenas nos produtos ou se estamos verdadeiramente entendendo e atendendo às necessidades e desejos dos clientes de forma ampla e eficaz.

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guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

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