top of page

O que significa Neurônio Espelho?

Ainda falando sobre neuromarketing, abordaremos aqui uma das grandes descobertas da Neurociência aplicada ao Marketing, que é o Neurônio espelho.



Intuitivamente tendemos a copiar ou metamodelar comportamentos de pessoas próximas ou que fazem parte do ecossistema e convívio social ao qual pertencemos


Quantas vezes você já viajou para um lugar porque viu alguém próximo ou que você segue, que fez essa viagem e te deu brilho nos olhos? Pois é. Exemplos não faltam. Tem a amiga que comprou uma bolsa nova, o vizinho que reformou a casa, o melhor amigo que tá de carro novo e tudo isso vai sendo armazenado na sua mente subconsciente, que desperta ou amplifica aquele desejo danado de fazer igual.


Tudo isso acontece porque os "Neurônios Espelho" adotam o ponto de vista de outra pessoa, inclusive suas opções de compra ou ações.


Assim sendo, vos apresento o Neurônio Espelho.

Sim. Ele (o seu comportamento) tem nome.


Sabe quando você vai naquela palestra motivacional e o palestrante te põe de frente para uma super oportunidade, gerando uma escassez que você não sabe quando vai ter novamente aquela chance de comprar aquele curso ou imersão?

E como se não bastasse, você ainda vê as pessoas correndo para fila ou mesmo pegando seus celulares para acessar aquela promoção relâmpago, mas sinto cortar o seu barato, só que as 5, 6 primeiras pessoas que se levantam, na maioria das vezes, fazem parte da equipe daquele seu ídolo que criou uma super estratégia para despertar o seu "Neurônio Espelho".


Esse é o famoso "efeito manada", quando um grupo de pessoas faz uma ação e outras copiam, também é um fenômeno recorrente do "Neurônio Espelho"

Vale lembrar que o nosso cérebro composto por uma rede com mais de 100 bilhões de neurônio, que são responsáveis pelas ações motoras e comportamentais. Com eles, aprendemos inúmeras ações apenas observando outra pessoa.

O Neurônio Espelho também é responsável por relações comparativas como, por exemplo, quando o cérebro identifica uma necessidade de semelhança ou superioridade.


Sabe o famoso "efeito manada", quando um grupo de pessoas faz uma ação e outras copiam, também é um fenômeno recorrente do "Neurônio Espelho", como quando as pessoas correm para comprar algo que pode ser escasso, seja uma proposta de um curso numa palestra motivacional ou de um bandido que pode estar armado.


A pergunta que não quer se calar deve ser: "ok, Guga! Mas como eu adapto isso ao meu negócio?"


Ative os "Neurônios Espelho" em seus clientes e prospects, da seguinte forma:


  1. Desenvolva campanhas com foco em alguma experiência de teste.

  2. Utilize o gatilho mental da "Prova Social" apresentando depoimentos dos clientes que usam ou consomem seu produto ou serviço.

  3. Use o gatilho mental da Autoridade usando influenciadores, especialistas ou celebridades para confirmarem a eficácia daquilo que você oferece.


Veja um exemplo prático abaixo:


Espero de alguma forma ter ajudado a despertar novas ideias para suas ações de comunicação e marketing.


Comente e compartilhe com quem você ache que faça sentido.

Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page