top of page

Quais são os 8Ps do Marketing e do Marketing Digital?

Você já se perguntou como aplicar os princípios do marketing no seu dia a dia de forma prática e eficaz? Vamos mergulhar nos 8 Ps do Marketing tradicional e do Marketing Digital, desmistificando cada um deles com exemplos cotidianos!

foto ilustrativa de uma mulher com uma caneta com luz na ponta entre várias figuras gráficas; a imagem tem o objetivo de conectar o leitor com o conteúdo sobre os 8Ps do marketing digital e a importância das pessoas fazerem curso ou consultoria de marketing digital para alcançarem autonomia e independência nas tomadas de decisão.

Philip Kotler: Este nome é praticamente uma lenda no mundo do marketing. Foi Kotler, considerado o "pai do marketing moderno", quem introduziu os conceitos dos 4 Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Seu objetivo era oferecer uma estrutura abrangente para os profissionais de marketing entenderem e gerenciarem todas as variáveis relacionadas aos produtos e serviços.


Já o visionário brasileiro no campo do marketing digital, Conrado Adolpho, também aproveitou o embalo e desenvolveu os 4 Ps adicionais para o marketing digital: pesquisa, planejamento, produção e publicação. Sua intenção era fornecer uma estrutura específica para as estratégias de marketing adaptadas ao ambiente online, considerando as particularidades e as oportunidades proporcionadas pela internet.



Produto

Imagine que você está pensando em abrir uma cafeteria. Seu produto é o café, mas não é apenas isso. É a experiência que você proporciona aos clientes, desde o sabor do café até a atmosfera do ambiente.

Por exemplo: Além de oferecer diferentes tipos de café, você também pode incluir opções de acompanhamentos, como bolos e sanduíches, criando um produto mais completo e atraente para seus clientes.

Preço

Praça

Promoção

Pessoas

Processos

Posicionamento

Performance



Além de contribuir para o marketing digital com os 4 Ps adicionais, Conrado Adolpho também introduziu os 4 Ps finais: promoção, propagação, personalização e precisão. Sua visão era oferecer uma abordagem completa e integrada para o marketing digital, abrangendo desde a criação do conteúdo até a análise dos resultados. Foi então que surgiu os 8Ps do Marketing Digital, também criado por Conrado Adolpho, com o objetivo de fornecer uma experiência mais completa ao marketing digital.


Pesquisa

Antes de iniciar uma campanha de marketing digital, pesquise seu público-alvo e determine as melhores estratégias para alcançá-lo online.

Exemplo: Utilize ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics, para entender o comportamento dos seus clientes e identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e assim você poderá fazer uma melhor gestão do seu investimento online.

Planejamento

Produção

Publicação

Promoção

Propagação

Personalização

Precisão


Mesmo com muitas transformações voláteis dentro do marketing digital, suas contribuições continuam sendo fundamentais para a estruturação e o lançamento de novos produtos e serviços, dentro das organizações.


Estratégias como essas são imprescindíveis para compreender o percurso do marketing digital, assim como, para onde estamos indo...

Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page