top of page

Quais são os fundamentos da linguagem audiovisual?



A gente já sabe que a linguagem audiovisual é um conjunto de regras em que adaptamos o texto escrito a um determinado estilo audiovisual, através de elementos usados na construção fílmica, ok?

E entre esses elementos podemos destacar a escolha de planos e enquadramentos por meio do uso da câmera.


Quando falamos do tamanho plano, estamos nos referindo à moldura usada pela câmera para representar a realidade. Esse recorte determina o tamanho da janela de visualização da informação e também orienta o foco do espectador enquanto assiste a um produto audiovisual.


Chamamos de plano ou quadro essa moldura que simula o olhar humano. A câmera assume esse papel mais naturalista e realista para criar um vínculo não apenas de exibição, mas também de criar uma relação emocional por meio da imagem apresentada.


As primeiras produções cinematográficas da história não entendiam como a câmera poderia se relacionar com o personagem. Se analisarmos os primeiros cineastas como os Irmãos Lumière e George Meliès, podemos perceber como todas as situações eram apresentadas por meio de pantomimas e não expressões faciais e dramáticas. O filme “O grande assalto ao trem” (1903) do diretor americano Edwin Porter, é um bom exemplo desse uso estático da câmera e da movimentação frenética dos personagens.


Até então, a câmera era considerada uma mera reprodução de um espetáculo teatral, como se fosse uma pessoa sentada no público do teatro vendo a história se desenrolar a sua frente (inclusive com os atores gesticulando de forma exagerada para reforçar as ações e sentimentos).


Esse filme é um exemplo muito interessante porque, apesar de toda a história ser contada com a câmera “distante” da ação, ele contêm o primeiro plano próximo da história do audiovisual. No final do filme, um dos assaltantes aparece em cena apontando a arma diretamente para a câmera, ou seja, para o público antes da narrativa acabar.


Com o passar do tempo, e o apuro da linguagem audiovisual, as produções começaram não só a aprimorar o uso da câmera, mas também a criar padrões e regras que fizeram da câmera o primeiro e mais importante objeto da linguagem na etapa de produção.


Veja o post sobre os Tipos de Planos.




Yorumlar


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page