Quais são os fundamentos da linguagem audiovisual?
A gente já sabe que a linguagem audiovisual é um conjunto de regras em que adaptamos o texto escrito a um determinado estilo audiovisual, através de elementos usados na construção fílmica, ok?
E entre esses elementos podemos destacar a escolha de planos e enquadramentos por meio do uso da câmera.
Quando falamos do tamanho plano, estamos nos referindo à moldura usada pela câmera para representar a realidade. Esse recorte determina o tamanho da janela de visualização da informação e também orienta o foco do espectador enquanto assiste a um produto audiovisual.
Chamamos de plano ou quadro essa moldura que simula o olhar humano. A câmera assume esse papel mais naturalista e realista para criar um vínculo não apenas de exibição, mas também de criar uma relação emocional por meio da imagem apresentada.
As primeiras produções cinematográficas da história não entendiam como a câmera poderia se relacionar com o personagem. Se analisarmos os primeiros cineastas como os Irmãos Lumière e George Meliès, podemos perceber como todas as situações eram apresentadas por meio de pantomimas e não expressões faciais e dramáticas. O filme “O grande assalto ao trem” (1903) do diretor americano Edwin Porter, é um bom exemplo desse uso estático da câmera e da movimentação frenética dos personagens.
Até então, a câmera era considerada uma mera reprodução de um espetáculo teatral, como se fosse uma pessoa sentada no público do teatro vendo a história se desenrolar a sua frente (inclusive com os atores gesticulando de forma exagerada para reforçar as ações e sentimentos).
Esse filme é um exemplo muito interessante porque, apesar de toda a história ser contada com a câmera “distante” da ação, ele contêm o primeiro plano próximo da história do audiovisual. No final do filme, um dos assaltantes aparece em cena apontando a arma diretamente para a câmera, ou seja, para o público antes da narrativa acabar.
Com o passar do tempo, e o apuro da linguagem audiovisual, as produções começaram não só a aprimorar o uso da câmera, mas também a criar padrões e regras que fizeram da câmera o primeiro e mais importante objeto da linguagem na etapa de produção.
Veja o post sobre os Tipos de Planos.
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