top of page

Qual é o papel de uma Trilha Sonora?

A trilha sonora pode ser utilizada em diferentes aplicações, assim como com diferentes intenções.

foto de uma jovem mulher sorridente, de costas, olhando para trás, dentro de um home-studio de produção musical, onde mixa uma trilha sonora; no estúdio, uma mesa de som, interface, monitor de vídeo grande, interface de áudio e demais aparatos.

Para nos familiarizarmos melhor com as funcionalidades de uma trilha sonora, vamos entender que o seu principal papel é ambientar uma cena ou história, ok?


Se a uma situação retrata o que está acontecendo em um escritório jurídico ou num consultório médico, por exemplo, é utilizado aqui que chamamos de BG (background), para que haja uma conexão entre o espectador e a ação da cena, que promoverá o clima. Já quando buscamos um clima mais emotivo como num acidente, podemos acrescentar uma trilha sonora mais impactante ao fundo de uma locução.


As trilhas sonoras também podem ser utilizadas para criar a identidade sonora de um programa, assim como de um quadro temático, seja através de uma ambientação cômica, de suspense, terror, sensualidade, aventura ou drama. Nesse tipo de contextualização, a trilha é utilizada para que o espectador possa identificar qual personagem entrará em cena.


O mais recomendável é que as trilhas sonoras sejam sempre criadas especificamente para cada peça cinematográfica, conteudista ou audiovisual, que será utilizada. Mas se, por acaso, o produtor musical optar por utilizar uma obra musical já existente, como trilha, deverá se informar a respeito da disponibilidade do uso da obra musical para tal finalidade, assim como os protocolos para adquirir os direitos autorais.



Para campanhas comerciais em rádio, televisão ou redes sociais, vale buscar uma Sync Agency Music (agência de sincronização), que dispõe de especialistas para o licenciamento de uso das obras musicais. Essas agências são muito importantes, pois existem algumas particularidades que, na maioria das vezes, não são pensadas durante o processo criativo como, por exemplo, um compositor musical vegano pode optar por restringir o uso de suas obras em campanhas publicitárias de churrascarias, assim como também, no caso de uma obra musical evangélica não poder ser aplicada numa ação de cunho católico. Por isso, vale sempre a pena, buscar especialistas de cada área.


Caso você não disponha de um orçamento deste tipo, você pode tanto criar a sua própria trilha sonora quanto aderir às famosas trilhas brancas que podem ser encontradas em sites especializados.


Background (BG)

Trilha Sonora

Quando o elemento sonoro é utilizado como fundo de uma locução ou de uma cena. O som é reproduzido mais baixo para ambientar ou dar clima à cena.

Composição musical livre de direitos autorais, que pode ser utilizada em diversos tipos de aplicação. Vale ler as regras e protocolos de cada banco de trilha.


Commenti


Guga Gonçalves, foto.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Criei este blog com o objetivo de montar um canal de referência, com conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Cadastre-se e acompanhe todas as postagens em primeira mão.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page