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Técnicas de Apresentação

Falar em público é uma habilidade essencial em qualquer organização e fundamental para partilhar o conhecimento adquirido nas áreas específicas de trabalho que cada um ocupa.

foto de um rapaz com máscara por conta o isolamento social fazendo uma apresentação

A comunicação precisa acontecer de maneira clara, objetiva e envolvente. Essas habilidades podem ser desenvolvidas com técnicas específicas e com a prática bem fundamentada.


A habilidade em técnicas de comunicação e apresentação passou a ser competência importante para profissionais de todas as atividades. Falar em público, seja para poucas pessoas ou plateias numerosas, tornou-se tarefa quase corriqueira, independentemente da posição hierárquica ocupada pelo profissional na empresa.


Apesar de ser uma atividade cada vez mais frequente, poucos estão bem preparados para realizar uma boa apresentação. Qualquer pessoa pode vencer sua dificuldade para falar em público, utilizando as técnicas, e com isso poderá se expressar com eficiência em qualquer situação.


Falar em público é uma “arte”. É preciso, além de passar uma informação, prender a atenção de seu público, divertí-lo e deixá-lo com vontade de ouvir mais. A oratória é um conjunto de regras e técnicas que podem ajudá-lo a fazer apresentações cada vez melhores.


Entretanto, para propiciar a construção do conhecimento, além de uma boa desenvoltura ao falar para o público, é necessário desenvolver técnicas de didática do ensino. Para ensinar não basta ser um especialista no assunto, é preciso saber ouvir, entender as necessidades do seu público, planejar, executar um plano de ensino e avaliar de forma contínua todo o processo. A maneira de como executar um plano de ensino também pode ser aprendida e aprimorada com a prática.


Desenvolver essa arte é uma questão de aprendizado e técnica, portanto, necessita de muito treino! Muitas vezes pensamos que as pessoas mais extrovertidas já possuem uma habilidade natural, mas elas podem cometer erros caso não saibam controlar a sua fala e utilizar corretamente as técnicas.


O que é necessário para fazer uma boa apresentação?


Pare para pensar: quais são as qualidades comuns aos palestrantes que mais chamam a sua atenção? Certamente você responderá: boa didática, conhecimento do assunto, boa dicção, entre outras. Claro que tudo isso é muito importante em uma apresentação, mas tem algo que é fundamental: entusiasmo!


Fale sempre com energia, entusiasmo e com muita emoção, pois se não demonstramos interesse e envolvimento pelo assunto de que estamos tratando, não podemos esperar que os ouvintes se interessem pela mensagem, não é mesmo?

Lembre-se de que a emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes.

Embora sua apresentação, diante do público, deva acontecer como uma conversa, é necessário fazê-la com envolvimento e disposição. Isto é, deve ser uma conversa bem animada. Não se iluda, as pessoas só se envolverão com o tema de sua apresentação se demonstrar à elas que o assunto é importante para você. Pense nisso!


Quando conseguir combinar a espontaneidade e o envolvimento, você se aproximará dos ouvintes com muito mais segurança e credibilidade. Um grande exemplo de comunicador cativante foi Steve Jobs. Ele transformou a exibição tradicional de slides, que é tediosa e lenta, em um evento teatral completo, com telas de fundo apaixonantes, além de heróis e vilões.


O mais interessante é que Jobs não possuía um dom natural. Ele trabalhou muito para isso e seu estilo melhorou muito ao longo dos anos. Ele conseguia transformar coisas aparentemente desinteressantes em histórias emocionantes referente a uma marca.



Como superar o medo?


Você sabia que o medo de falar em público supera até o medo que se tem de morrer? Enfrentar uma plateia grande não é uma tarefa fácil. Para muitas pessoas é um desafio aterrorizante.

O medo é um mecanismo natural de defesa que foi aperfeiçoado pelo homem desde os tempos mais primitivos. Naquela época, quando os homens saíam para caçar e se deparavam com um animal muito grande, fugiam para se defender. Em situações de medo há uma descarga de adrenalina que faz aumentar a pressão sanguínea, fortalecendo os músculos, nos preparando para uma fuga mais rápida.


Hoje, quando sentimos medo, ainda sofremos uma descarga de adrenalina para que possamos nos movimentar mais depressa enquanto ela vai sendo metabolizada. Agora imagine a situação: vou falar em público: sinto medo e saio correndo. Não dá para fazer isso, não é?


Como não libero a adrenalina por meio da corrida, ela permanece um tempo maior no organismo e provoca a confusão que todos conhecemos: as pernas tremem, as mãos suam, o coração bate mais forte, a voz enrosca na garganta e até dá o famoso “branco”.




TRÊS MOTIVOS PARA SENTIR MEDO:


1) Falta de conhecimento sobre o assunto

Quando não conhecemos o assunto, ficamos com receio de esquecer algum dado importante ou até de que pareça alguém na platéia conhecendo mais do assunto do que nós, entrando em funcionamento o mecanismo do medo e, como consequência, a descarga de adrenalina para nos proteger.

2) Falta de prática

3) Falta de autoconhecimento


Conhecendo as causas do medo de falar em público,

fica um pouco mais fácil combatê-lo:

Conheça profundamente o assunto

É preciso conhecer muito bem o assunto para ter tranquilidade e falar com confiança.

Pratique e adquira experiência

Identifique suas qualidades


Para uma boa apresentação é preciso estar tranquilo e para isso a respiração é fundamental. Ela ajuda a controlar a ansiedade, pois oxigena o cérebro. Então, antes de iniciar uma apresentação, faça ao menos três respirações profundas. Você ficará mais calmo e transmitirá segurança aos ouvintes.


Não se esqueça da respiração também durante a apresentação. Ela deve ser pausada para evitar o atropelo das palavras.


O início da apresentação é o momento mais delicado e para contornar esses difíceis instantes iniciais, a pessoa deve começar a falar um pouco mais devagar e mais baixo para não deixar que sua instabilidade seja projetada. Não tenha pressa de iniciar sua apresentação. Você precisar ganhar tempo para se acalmar e queimar o excesso de adrenalina.


Pequenas atividades como acertar a altura do microfone ou tomar um gole de água poderão dar os segundos de que precisa para ter um pouco mais de controle. Para não deixar transparecer o desconforto e a instabilidade emocional.


Utilizando essas dicas, você minimizará o medo, mas ele não desaparecerá. Isso é muito positivo, pois poderá se transformar em energia positiva que irá ajudá-lo a falar com mais emoção.

9 Dicas Fundamentais para Sua Apresentação

Voz

Você gosta de ouvir sua própria voz em uma gravação ou filmagem? Parece que ela não é nada parecida com a voz que estamos acostumados a ouvir quando falamos, não é? Por que será que as pessoas estranham sua própria voz nessas circunstâncias? Porque ela é diferente daquela com que estamos acostumados no dia a dia. Isso mesmo! Veja a explicação!


Quando falamos, as vibrações das cordas vocais ressoam na garganta e na boca, e são transmitidas ao ouvido interno pelos ossos da cabeça. Por sua vez, o ouvido interno vai transformá-las em impulsos elétricos e enviá-las para o cérebro, como em qualquer outro som.


No entanto, a acústica do crânio reduzirá a frequência dessas vibrações ao longo do caminho e adicionará tons mais graves à elas, o que não é possível de ser feito com os sons vindos do ar. O resultado é uma voz mais limpa e mais suave do que a gravada (e bem menos aguda). Resumindo, quando você ouve sua voz gravada, está ouvindo a versão que contém apenas as vibrações que viajam pelo ar. Quando você fala, o som é uma combinação de vibração do ar e dos ossos.


Infelizmente a voz gravada é a que mais se parece com a voz que outras pessoas ouvem quando falamos. Por isso, é melhor se acostumar! Muito mais importante que a qualidade da voz é como você a projeta.

Volume da Voz

A Velocidade Ideal

Boa Dicção

Vícios de Linguagem

Expressão Oral

Contato Visual

Gesticulação

Recursos Visuais



E o que devemos evitar numa apresentação?


É difícil se concentrar em slides com excesso de textos, afinal a informação mais consistente deve ser repassada de forma verbal, dinâmica e explicativa, quando a abordagem não é presencial. Além disso, esse formato, quando sem o uso de imagens, não tem o mesmo impacto nas emoções de sua audiência.


Uma apresentação bem elaborada é de extrema importância e, para isso, o uso de imagens é fundamental. Isso porque muitas pessoas são visuais na concepção da informação e, por isso, esse artifício auxilia na retenção da atenção de seu público, além de favorecer o palestrante durante a exposição da informação. Sendo assim, o uso de imagens e ilustrações deixa a audiência mais curiosa e atenta ao assunto apresentado.


O uso correto de imagens permite uma maior compreensão do público para com o tema retratado durante a apresentação. Além disso, contribui para dar credibilidade aos assuntos abordados, pois nada como “ver para crer”.

Sendo assim, é necessário incluir em suas apresentações imagens associadas ao conteúdo trabalhado, compondo uma percepção visual dos assuntos abordados. Além disso, elas precisam ter uma alta resolução, para que não deixe um aspecto de informalidade ou aparente um trabalho amador.


Atente-se também ao equilíbrio necessário entre as imagens e os demais elementos da apresentação, evitando que haja uma poluição visual e, assim, a sua apresentação cause um efeito contrário.


Cuidado com as questões sobre direito de uso de imagens. Não adianta também sair coletando qualquer imagem na internet. O ideal é utilizar um banco de imagens ou pedir a autorização do dono delas. Nesse caso, sempre cedendo o crédito a quem é de direito.


Talvez você ainda esteja pensando que nada disso é necessário. Que basta procurar algumas imagens, utilizar templates (temas) prontos disponíveis em alguns programas básicos, inserir conteúdo e você terá a apresentação ideal. Mas esse caminho pode levar ao erro, preste atenção nas necessidades e veja a importância do uso de imagens. A competição exige que você inove e use recursos originais, que possibilitem cada vez mais a interação entre o que está sendo dito e o que está sendo exibido.



Possíveis Imprevistos


Por mais que você se prepare para realizar uma apresentação, é natural que ocorram alguns imprevistos, como a internet ficar fora do ar ou até mesmo um computador que não abre o arquivo da sua apresentação.


Para evitar que situações assim influenciem na qualidade da sua palestra, é muito importante que você esteja preparado para lidar com cada um desses imprevistos.

Por isso, além de salvar a sua apresentação na nuvem, seja pelo Google Drive ou por outro serviço, é muito importante que você leve os slides salvos em seu pen drive em formato .pdf, .ppt e outros formatos de apresentação.


Assim você evita que os imprevistos prejudiquem o sucesso de sua palestra e mostra a sua versatilidade para superar problemas.




Checkpoints da sua apresentação:


1) Antes de preparar uma apresentação é necessário verificar os seguintes pontos:

  • Quem é o público alvo?

  • Para quem você irá falar?

  • Qual é o seu tipo de público?


2) Quais são as necessidades do seu público-alvo?


É interessante levantar as necessidades do seu público antes do evento, o que eles mais desejam aprender/saber sobre determinado assunto?


3) Estudo detalhado do assunto a ser desenvolvido


Prepare cuidadosamente o assunto, pois grande parte do sucesso da sua apresentação depende da qualidade e profundidade com a qual o assunto será abordado.


4) Preparação prévia da apresentação


A apresentação em Power Point, retroprojetor ou até com cartazes, deve ser preparada com pelo menos dois dias de antecedência. É sempre interessante revisar a apresentação para que não passem erros ortográficos ou complementar alguma informação que passou despercebida.


5) Preparação do ambiente: auditório, sala de aula


O local onde será realizada a apresentação precisa ser organizado para que os participantes encontrem um ambiente propício ao aprendizado.


6) Preparação dos equipamentos: data show, som, iluminação, laser pointer, flipchart, etc


São equipamentos que costumam prejudicar a apresentação quando não são testados com antecedência. Procure resolver qualquer falha técnica pelos menos antes da apresentação.





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guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

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