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YouTube, Planejando Sua Primeira Live

Prepare-se para realizar sua transmissão ao vivo pelo YouTube. Muita gente anda perguntando como fazer uma primeira live pelo YouTube e por isso criei este conteúdo exclusivo para iniciantes.

Estamos falando do 2º maior buscado depois do Google que, por acaso, pertence ao Google. Isso mesmo. Criar uma legião de fãs pelo YouTube pode vir ser um delicioso desafio mas, muito gratificante pois, as pessoas interagem MUITO!!!


Mas como fazer um planejamento de conteúdo para que não fique uma comunicação dispersa e aleatória?


Vamos lá...


Qual é o objetivo da transmissão ao vivo?


Decida o que você quer fazer, como responder a perguntas dos espectadores ou mostrar os bastidores a eles.


Por que sua ideia funciona melhor ao vivo?


Identifique por que a transmissão ao vivo é melhor para o tema.



É um formato que você pode usar novamente?


Pense se isso poderia fazer parte da sua programação normal ou se á um evento único.


Os espectadores vão se interessar em assistir depois?


Pense nos espectadores que podem perder a transmissão ao vivo e assistirão ao vídeo sob demanda mais tarde.


Defina um plano.


Isso pode incluir mensagens principais ou calls-to-action para o público. Ter um plano ajuda a deixar a transmissão ao vivo organizada e estruturada.


Leve convidados.


Peça a um amigo ou outro criador de conteúdo para participar da sua transmissão ao vivo. Assim, vocês conseguem manter a animação. O outro apresentador pode interagir com o público e ler o bate-papo (em frente à câmera ou não).


Tenha ajuda.


Peça a alguém para moderar o bate-papo e remover mensagens impróprias. Ou tenha um “produtor” para ler o bate-papo e ajudar você na transição entre segmentos.



Conteúdo para abordagens criativas


Abordagem Suspense


Antecipação pelo que pode acontecer em seguida


  • Gere suspense com um resultado imprevisível

  • Crie jogos, desafios ou sorteios divertidos Interatividade Sensação de fazer parte vital da comunidade

  • Agradeça aos seus principais colaboradores

  • Incentive a conversa por meio de sessões de perguntas ou pesquisas.



Dinâmica


Prenda a atenção do público


  • Crie um roteiro semiestruturado para manter o ritmo

  • Peça ajuda da sua equipe para apresentar a transmissão ou selecionar mensagens de bate-papo a que você deve responder


Experiência compartilhada T


Ter uma experiência nova em grupo

  • Leve seu público para um lugar novo ou para um passeio pelos bastidores

  • Ofereça aos espectadores um momento único ou uma apresentação especial


Como sua livre será descoberta?


A promoção é essencial para divulgar a transmissão e gerar expectativa. Pense em alavancas promocionais antes, durante e depois da transmissão ao vivo.


Antes


Primeiro, ao avisar os fãs sobre a transmissão ao vivo, é mais provável que eles assistam. Você pode: • Usar a descrição do canal para promover a data, a hora e o tema da transmissão ou divulgar usando o banner do canal.


  • Criar título, descrição e miniatura para que a transmissão ao vivo possa ser encontrada com facilidade depois de iniciada.

  • Criar teasers nas mídias sociais e fazer uma contagem regressiva para a transmissão ao vivo. Importante: é possível agendar uma transmissão ao vivo por dispositivos móveis ou webcam com antecedência e, então, compartilhar a data, a hora e o URL nas mídias sociais para gerar expectativa.



Durante

Os fãs inscritos no canal podem optar por receber notificações sobre suas transmissões ao vivo. Eles podem escolher receber notificações push em dispositivos móveis e/ou por e-mail para todas as suas transmissões ao vivo ou algumas delas. Além disso, sua transmissão ao vivo pode ser exibida para possíveis espectadores nos resultados da busca, na página inicial do YouTube e nos vídeos sugeridos.



Depois

O YouTube arquiva automaticamente a transmissão ao vivo para que os espectadores possam encontrar e assistir a ela depois. Dê aos fãs a chance de assistir ao vídeo sob demanda e deixe-os animados para a próxima transmissão ao vivo. Você também pode compartilhar o vídeo em outras plataformas de mídia social. Essas são algumas dicas e sacadas imprescindíveis para você dar um start em suas lives. Bora lá?

guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

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