top of page

4 Razões que levam as pessoas a empreenderem na música

Atualizado: 30 de jul.

Muita gente cria ou romantiza o empreendedorismo de diversas formas, mas quero compartilhar aqui as 4 principais razões que levam as pessoas a empreenderem.

foto de 4 pessoas conversando em frente a um notebook; a primeira, uma mulher mulata clara em pé com as mãos apoiadas sobre a mesa; o segundo, um rapaz negro sorridente com chapéu sentado a frente do notebook; o terceiro um homem branco de cabelo e barba castanho escuro, a quarta, uma mulher asiática sorridente sentada ao lado do rapaz negro olhando para o computador.

Após me deparar com centenas de treinandos e mentorados, resolvi escrever este post para compartilhar as 4 principais razões que levam as pessoas a empreenderem. São elas:


Desemprego

Muita gente acaba perdendo o emprego e não conseguindo se recolocar em suas respectivas atividades profissionais e, por este motivo, acaba sendo "obrigada" a explorar melhor (ou aprender) novas habilidades.


Tive a honra de conhecer a história do Odery, um torneiro mecânico que ficou desempregado na década de 90 e resolveu se aventurar fabricando baterias, e fundou a Odery Drums, uma das 10 marcas de bateria mais prestigiadas do mundo.


Da mesma forma, também conheci o Beto, do Cachorrão Lanches, em Campinas. Ele tinha um carrinho de cachorro-quente, na década de 90, num posto de gasolina, para pagar a faculdade de Direito.

Anos depois, ele criou uma franquia do Cachorrão, que tem sucesso até hoje, na cidade. Num bate-papo com ele, perguntei porque optou por prosseguir com os lanches ao invés de advogar e ele me respondeu: "o direito me trouxe muita maturidade, mas eu ganho muito mais dinheiro sendo o dono do meu negócio, do que advogando num escritório".

Essas são somente algumas histórias de sucesso que carrego comigo.

Singularidade

Muita gente ganha experiência e diversos tipos de aprendizados como CLT, mas quando você se submete a trabalhar dentro de uma empresa, como subordinado, existem alguns padrões ou regras que não podem ser mudadas.


Por esse motivo, algumas pessoas acabam identificando oportunidades onde há falhas, ou somente não é aproveitado da melhor forma possível.

Quando trabalhei em 2 empresas B2B, em São Paulo, que atendia 29 multinacionais, a maior queixa dessas organizações era em relação a ineficácia de algumas agências e prestadores de serviços.


Por isso, em 2015, quando muitas novas agências começaram a atender micros e pequenas empresas, eu fui na contramão, oferecendo cursos e treinamentos para a internalização das ações de comunicação e marketing, treinando àqueles que realmente vestiam a camisa da empresa todo santo dia.

Inovação

Num mundo cada vez mais volátil como o nosso, fica até difícil falar de inovação, mas tem gente que tem umas sacadas que, dificilmente, uma empresa estaria disposta a arriscar. Vide a história de Daniel Ek, o ex funcionário do Google e Fundador do Spotify, que jogou tudo para o alto, pois não foi ouvido dentro da empresa onde trabalhava e deu no que deu. Muitos outros players surgiram depois, mas até então o Spotify é o canal streaming número 1, no mundo.

Dinheiro

Embora o trabalho CLT proporcione maior segurança e estabilidade financeira, cada atividade profissional tem um teto salarial, mas muita gente busca ganhar mais, seja por ambição financeira, melhor qualidade de vida ou mesmo porque tem um custo fixo alto no lar e, por esse motivo, acaba optando por empreender ao invés de se limitar à algum teto salarial.

Comente aí qual é a razão para você empreender que te motiva a empreender a partir de agora



Comentários


bottom of page