Estratégias e Modelos de Negócios para Músicos, DJs e Artistas
- Guga Gonçalves

- 23 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
O Modelo Estratégico teve início nas guerras, foram sendo adaptada a modelos empresariais, tendo início com Alfred Sloan e Pierre du Pont, em 1902, na GM. E com o tempo, fomos aderindo a modelos estratégicos intuitivos, seja para quitarmos uma fatura de cartão de crédito ou mesmo otimizar o tempo em nosso dia a dia.

Muita gente acha que ser estratégico requer uma capacidade intelectual, cursos e treinamentos mirabolantes, SQN (só que não). Muhammad Ali, por exemplo, tinha um Q.I. 78 e foi capaz de criar estratégias para se tornar vencer a famosa luta contra George Foreman.
Um estratégia requer 3 etapas extremamente importantes, que são:
Processos de Adaptação
- Conhecimento do ambiente, mercado e grupos consumirdes. - Adaptação ao ambiente organizacional, seja ele qual for. - Como lidar com incertezas e circunstâncias mutáveis.
Definição de Metas e Objetivos
- Só conseguiremos definir um percurso se temos um objetivo bem definido.
- E somente com um objetivo bem definido, conseguiremos criar estratégias realmente eficazes para trilharmos tal percurso com excelência.
Políticas Utilizadas
- E como para tudo na vida tem um protocolo, devemos conhecer os protocolos do mercado e nicho que estamos atuando, assim como tudo o que está direta ou indiretamente relacionado aquilo que você almeja.
- Políticas são um conjunto de regras e normas dentro de um determinado mercado ou ambiente organizacional. “Sua casa, suas regras”.
A indústria do entretenimento, muitas vezes, não é levada à sério, por falta de profissionalismo. Por isso, quão mais criativo ou lúdico for a sua área de atuação, mais estruturado tem que ser o seu negócio. O profissionalismo é para todos.
ECAD, Sindicatos, Ordem dos Músicos e AES, são órgãos fundamentais que podem auxiliar no seu emrpeendedorismo musical.




Comentários