top of page

Vinil supera vendas de CDs pela primeira vez desde 1987

Não é mais apenas um hobby de nicho para pais e hipsters, o vinil está passando por um grande ressurgimento na música mainstream.

na foto, uma ilustração de um dico vinil se partindo e, dele, saindo diversas notas musicais.

De acordo com o relatório anual de receita da Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA), os discos de vinil venderam mais que os CDs nos Estados Unidos no ano passado pela primeira vez desde 1987, vendendo 41 milhões de unidades contra 33 milhões de CD.

As vendas de discos de vinil aumentaram consistentemente nos últimos 16 anos, de acordo com o relatório da RIAA, publicado na quinta-feira, respondendo agora por 71% de toda a receita do formato físico de música. As margens de crescimento aqui também não são triviais - enquanto os formatos físicos como um todo aumentaram 4%, ganhando US$ 1,7 bilhão entre 2021 e 2022, as vendas de vinil sozinhas representaram US$ 1,2 bilhão, experimentando um aumento de 17% nas vendas em comparação com o ano anterior. Comparativamente, as vendas de CDs caíram 18% em 2022.


O interesse renovado no formato também ocorreu fora do Reino Unido e dos Estados Unidos, com crescimento de vendas relatado de forma semelhante na Alemanha , Japão e Coréia do Sul.

Existem vários fatores que impulsionam o renascimento do vinil. Muitos audiófilos afirmam que o formato oferece um som mais quente e autêntico em comparação com o digital (embora alguns argumentem que isso é amplamente subjetivo ). A nostalgia também faz parte daqueles que viveram a era de ouro do vinil, mas as gerações mais jovens também estão impulsionando as vendas , elogiando a tangibilidade e a arte desse formato.


Fonte: Billboard


Comments


guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page